Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] CIDADE, REFORMAS URBANAS E MODERNIDADE: O RIO DE JANEIRO EM DIÁLOGO COM JOÃO DO RIO E AUGUSTO MALTA

Título
[en] CITY, URBAN REFORMS AND MODERNITY: THE RIO DE JANEIRO IN DIALOGUE WITH JOÃO DO RIO E AUGUSTO MALTA

Autor
[pt] AMANDA DANELLI COSTA

Vocabulário
[pt] ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Vocabulário
[pt] AUGUSTO MALTA

Vocabulário
[pt] REFORMA URBANA

Vocabulário
[pt] JOAO DO RIO

Vocabulário
[pt] CIVILIZACAO

Vocabulário
[pt] MODERNIDADE

Vocabulário
[en] RIO DE JANEIRO STATE

Vocabulário
[en] AUGUSTO MALTA

Vocabulário
[en] URBAN REFORM

Vocabulário
[en] JOAO DO RIO

Vocabulário
[en] CIVILIZATION

Vocabulário
[en] MODERNITY

Resumo
[pt] A cidade do Rio de Janeiro, da primeira década do século XX, e a sua ambiência cultural são tomadas como os principais interlocutores para esta tese, que se dedica a refletir, a partir de três eixos temáticos, a relação entre distintos atores e a cidade. O primeiro eixo articula três movimentos: uma investida no Rio de Janeiro em busca das identidades ou especificidades; a retomada de alguns argumentos presentes na literatura acadêmica que contribuíram mais diretamente para a elaboração das distinções entre o espaço da capital e os lugares da cidade; e reflexões sobre as relações entre projetos de civilização, cultura e progresso com as reformas dirigidas pelo governo do presidente Rodrigues Alves e as reformas do prefeito Pereira Passos, a partir de visões diferenciadas sobre a cidade e a capital. O segundo eixo articula quatro movimentos: no primeiro deles o cronista João do Rio e a cidade do Rio de Janeiro são postos frente a frente como sujeitos, considerando que ambos interfiram mutuamente na visão construída de/por um e outro; nos três movimentos seguintes se estabelecem diálogos entre o cronista João do Rio e alguns contemporâneos seus, observando o jogo de ondulação entre algumas fronteiras dos sistemas de interpretação. O terceiro eixo é composto por três movimentos: o primeiro deles entretece os campos da fotografia e da memória; o segundo questiona sobre os estatutos que a fotografia assumiu desde a sua aparição no século XIX; e o terceiro observa o ofício do fotógrafo Augusto Malta como um lugar privilegiado para inventariar as transformações que aconteciam na cidade, de modo que algumas fotografias das séries Kiosques e Avenida Central são analisadas com a finalidade de distinguir algumas visões construídas sobre a modernidade carioca.

Resumo
[en] The city of Rio de Janeiro, especially in the first decade of the twentieth century and its cultural environment are considered as key partners for this thesis, which is concerned to think three wide themes from the relationship between different actors and the city. The first bundle articulates three movements: an attempt in Rio, to seek the identity or specific features; recap some points presented in academic literature that most directly contributed to elaborate distinctions between the space of the capital and city places; and reflections on the possible links between projects of civilization, culture and progress during reforms led by President Rodrigues Alves and the mayor Pereira Passos, from differing views over the city and the capital. The second line works a ratio of four movements: first, the chronicler João do Rio and the city of Rio de Janeiro are placed facing each other as subjects, whereas both interfere with one another on the built each other s vision; in the three following movements, there are dialogues established between João do Rio and some of his contemporaries, watching the game waving borders between some of the systems of interpretation. The third and final axis consists of three movements: the first one interweaves the fields of photography and memory; the next inquires on the statutes that photography has taken since its appearance in the nineteenth century; and the third notes the job of the photographer Augusto Malta as a privileged spot to list the changes that happened in the city, so some photos of Central Avenue and snack bar sets are analyzed in order to distinguish, again, some views on modernity constructed in Rio.

Orientador(es)
ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES

Banca
RAFAEL CARDOSO DENIS

Banca
ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES

Banca
ANDRE NUNES DE AZEVEDO

Banca
MARCIA DE ALMEIDA GONCALVES

Banca
MARCELO ANTONIO SOTRATTI

Catalogação
2013-07-05

Apresentação
2011-09-08

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21717@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21717@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21717


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE IMAGENS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF