Título
[pt] CHICAS DEL MONTÓN: A REPRESENTAÇÃO DE GÊNERO NO CINEMA DE PEDRO ALMODÓVAR
Título
[en] CHICAS DEL MONTÓN: REPRESENTATION OF GENDER IN PEDRO ALMODÓVAR´S CINEMA
Autor
[pt] LUANA SILVEIRA MUZY
Vocabulário
[pt] REPRESENTACAO SOCIAL
Vocabulário
[pt] PEDRO ALMODOVAR
Vocabulário
[pt] CINEMA
Vocabulário
[pt] GENERO
Vocabulário
[en] SOCIAL REPRESENTATION
Vocabulário
[en] PEDRO ALMODOVAR
Vocabulário
[en] MOVIE
Vocabulário
[en] GENDER
Resumo
[pt] O objetivo desta pesquisa é uma análise das representações cinematográficos do gênero feminino na filmografia do diretor espanhol Pedro Almodóvar. A mulher, já tão massificada e representada, parece adquirir um frescor diferenciado em sua representação pelas mãos do diretor manchego, justamente por não ser a mais comum (normatizada), ou remotamente hollywoodiana. Seus personagens parecem construídos e definidos por suas identidades de gêneros – ou pela ausência dos mesmos, sejam eles os masculinos ou femininos. Para atingir este entendimento, foi utilizado a Análise de Conteúdo como método de avaliação dos dezessete longas-metragens disponíveis no mercado até o momento. Este estudo baseia-se em dois arcos teóricos principais: a Teoria das Representações, a partir do trabalho seminal de Serge Moscovici até sua apropriação pelos Estudos Culturais e as matizes teóricas das questões de gênero, que perpassam pelos Estudos Feministas e suscitam debates até hoje. O foco principal analítico, porém, é a maneira como essa representação do gênero feminino é articulado dentro do universo fílmico de Almodóvar e suas estratégias como cineasta e artista.
Resumo
[en] The present study analyzes the cinematographic representations of female gender in Spanish director Pedro Almodóvar’s filmography. Woman – massified and overrepresented – appears to acquire a refreshed representation in the hands of the Manchego director, precisely by declining the ordinary (normative) or Hollywoodian representation. His characters seem to be built and defined by their gender identities – or by the absence of them, whether male or female. To achieve this understanding, the selected method of evaluation was a Content Analysis of the seventeen Almodóvar motion pictures presently available on the market. This study is based on two main theoretical arcs: the Social Representations Theory, from the seminal work of Serge Moscovici to its appropriation by Cultural Studies, and the theoretical hues of gender issues, which pervade Feminist Studies and generate discussion to the present date. The main analytical focus, however, is the manner in which female gender representation is articulated in Almodóvar’s filmic universe and his strategies as filmmaker and artist.
Orientador(es)
ADRIANA ANDRADE BRAGA
Banca
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO
Banca
MIRIAN GOLDENBERG
Banca
ADRIANA ANDRADE BRAGA
Catalogação
2013-01-23
Apresentação
2012-04-24
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21035@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21035@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21035
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF