Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] CHICAS DEL MONTÓN: A REPRESENTAÇÃO DE GÊNERO NO CINEMA DE PEDRO ALMODÓVAR

Título
[en] CHICAS DEL MONTÓN: REPRESENTATION OF GENDER IN PEDRO ALMODÓVAR´S CINEMA

Autor
[pt] LUANA SILVEIRA MUZY

Vocabulário
[pt] REPRESENTACAO SOCIAL

Vocabulário
[pt] PEDRO ALMODOVAR

Vocabulário
[pt] CINEMA

Vocabulário
[pt] GENERO

Vocabulário
[en] SOCIAL REPRESENTATION

Vocabulário
[en] PEDRO ALMODOVAR

Vocabulário
[en] MOVIE

Vocabulário
[en] GENDER

Resumo
[pt] O objetivo desta pesquisa é uma análise das representações cinematográficos do gênero feminino na filmografia do diretor espanhol Pedro Almodóvar. A mulher, já tão massificada e representada, parece adquirir um frescor diferenciado em sua representação pelas mãos do diretor manchego, justamente por não ser a mais comum (normatizada), ou remotamente hollywoodiana. Seus personagens parecem construídos e definidos por suas identidades de gêneros – ou pela ausência dos mesmos, sejam eles os masculinos ou femininos. Para atingir este entendimento, foi utilizado a Análise de Conteúdo como método de avaliação dos dezessete longas-metragens disponíveis no mercado até o momento. Este estudo baseia-se em dois arcos teóricos principais: a Teoria das Representações, a partir do trabalho seminal de Serge Moscovici até sua apropriação pelos Estudos Culturais e as matizes teóricas das questões de gênero, que perpassam pelos Estudos Feministas e suscitam debates até hoje. O foco principal analítico, porém, é a maneira como essa representação do gênero feminino é articulado dentro do universo fílmico de Almodóvar e suas estratégias como cineasta e artista.

Resumo
[en] The present study analyzes the cinematographic representations of female gender in Spanish director Pedro Almodóvar’s filmography. Woman – massified and overrepresented – appears to acquire a refreshed representation in the hands of the Manchego director, precisely by declining the ordinary (normative) or Hollywoodian representation. His characters seem to be built and defined by their gender identities – or by the absence of them, whether male or female. To achieve this understanding, the selected method of evaluation was a Content Analysis of the seventeen Almodóvar motion pictures presently available on the market. This study is based on two main theoretical arcs: the Social Representations Theory, from the seminal work of Serge Moscovici to its appropriation by Cultural Studies, and the theoretical hues of gender issues, which pervade Feminist Studies and generate discussion to the present date. The main analytical focus, however, is the manner in which female gender representation is articulated in Almodóvar’s filmic universe and his strategies as filmmaker and artist.

Orientador(es)
ADRIANA ANDRADE BRAGA

Banca
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO

Banca
MIRIAN GOLDENBERG

Banca
ADRIANA ANDRADE BRAGA

Catalogação
2013-01-23

Apresentação
2012-04-24

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21035@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21035@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21035


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF