Título
[en] GRAPHIC DESIGN IN MEDIA ACTIVISM: FROM ADVERTISING TO ADBUSTI
Título
[pt] O DESIGN GRÁFICO NO ATIVISMO MIDIÁTICO: DA PUBLICIDADE À CONTRAMENSAGEM
Autor
[pt] CARLA ANDRADE MARQUES DE OLIVEIRA
Vocabulário
[pt] SEMIOTICA
Vocabulário
[pt] IDEOLOGIA
Vocabulário
[pt] DESIGN GRAFICO
Vocabulário
[pt] PUBLICIDADE
Vocabulário
[en] SEMIOTICS
Vocabulário
[en] IDEOLOGY
Vocabulário
[en] GRAPHIC DESIGN
Vocabulário
[en] PUBLICITY
Resumo
[pt] A relevância inegável e esmagadora da publicidade para a sociedade de consumo faz surgir um novo movimento de crítica à sobrepujança das falácias imagéticas do cotidiano, a contramensagem. Germinada no seio do descontentamento com a soberania da propaganda, a contramensagem reacende por meio dos adbustings, o debate ético e ideológico sobre o poder persuasivo das imagens. Para ampliar o conhecimento sobre esta manifestação peculiar analisamos sua origem, recursos gráficos empregados, além de debater questões relevantes ao conflito entre Design comercial e responsabilidade social, temas intrinsecamente ligados ao aparecimento do adbusting. Através da Semiótica e da Retórica do Design Gráfico buscamos o aprofundamento na compreensão destes signos e das ferramentas persuasivas da contramensagem, bem como a avaliação de como o público reconstrói a mensagem desses signos.
Resumo
[en] The overwhelming and undeniable relevance of advertising for the consumer society gives rise to the adbusting, a new movement of criticism of the deafening fallacies of everyday imagery. Bred within the dissatisfaction with the supremacy of advertising, the adbusting reignites the ethical and ideological debate towards the persuasive power of images. To broaden the knowledge about this peculiar manifestation, we analyze its origins, graphic resources and discuss relevant issues between commercial Design and social responsibility particularly because of its intrinsic linked roots with the emergence of adbusting. Through the use of Semiotics and Graphic Design Rhetoric, we aim to deepen the understanding of these signs and its persuasive tools as well as assessing how the public reconstructs these messages.
Orientador(es)
VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA
Coorientador(es)
LICINIO NASCIMENTO DE ALMEIDA JUNIOR
Banca
VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA
Banca
LUCY CARLINDA DA ROCHA DE NIEMEYER
Banca
ALEXANDRE FARBIARZ
Banca
LICINIO NASCIMENTO DE ALMEIDA JUNIOR
Catalogação
2012-08-16
Apresentação
2012-02-07
Tipo
[pt] TEXTO
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Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20233@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20233@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20233
Arquivos do conteúdo
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