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Título
[en] E SE COLOCAR PIMENTA: SEMIOTIC ANALYSIS OF CHILLI BEANS BRAND IDENTITY

Título
[pt] E SE COLOCAR PIMENTA?: ANÁLISE SEMIÓTICA DA IDENTIDADE DA MARCA CHILLI BEANS

Autor
[pt] VIVIANE DE AZEVEDO SANTANA

Vocabulário
[pt] SEMIOTICA

Vocabulário
[pt] POSMODERNISMO

Vocabulário
[pt] MARCA

Vocabulário
[en] IDENTITY

Vocabulário
[en] POSTMODERNISM

Vocabulário
[en] BRAND

Vocabulário
[en] SEMIOTICS

Resumo
[pt] Esta dissertação apresenta o estudo de caso de uma marca brasileira de acessórios de moda, a Chilli Beans. A análise utiliza o modelo Projeto/Manifestação de identidade de marca proposto por Andrea Semprini (2010), baseado no ferramental teórico-metodológico da semiótica discursiva de linha francesa, ainda pouco explorado na pesquisa de mercado no Brasil. Concebido para o contexto pós-moderno, o modelo compara a proposta de identidade enunciada pelos gestores da marca com a identidade de marca percebida pelo público a partir das manifestações desta, intencionando verificar a compatibilidade entre ambas. O objetivo deste trabalho é, portanto, explicitar as aproximações e afastamentos entre o projeto de marca proposto pelos gestores da Chilli Beans e as interpretações das manifestações da marca pelos consumidores. A metodologia aplicada consiste em pesquisa qualitativa envolvendo entrevistas com os gestores da marca e com o público atingido por ela. Esse material é, então, analisado conforme a proposta de Semprini (2010). Os resultados da pesquisa indicam que há correspondência entre o que a marca se propõe a ser e a forma como o público a entende. Entretanto, algumas manifestações específicas da marca atenuam essa relação. A identificação dessas fragilidades permite aos gestores da marca a adaptação de sua proposição de sentido ou da maneira como apresentam suas manifestações em prol do estabelecimento de uma marca mais consistente.

Resumo
[en] This paper presents the case of a Brazilian fashion accessories brand, Chilli Beans. The analysis assumed the Project/ Manifestation model of brand identity, proposed by Andrea Semprini (2010), which is based on the theoretical and methodological tools of the French approach to discursive-semiotics, that are not very explored in Brazilian market research yet. Designed for the postmodern context, the model compares the proposal of brand identity - set out by its managers - with the brand identity as it is observed by the public through the manifestation of the brand, and what is intended is to check the compatibility between them. The goal of this study is, therefore, explicit approaches and departures between the project proposed by brand managers and the public’s interpretations of brand manifestations. The methodology consists of qualitative research involving interviews with brand executives and the public affected by it. This material is then analyzed according to the proposed by Semprini (2010). The study results indicate correlation between what the brand is intended to be and how the public appreciates it. However, some specific brand manifestations attenuate this relationship. Identifying those weaknesses enables brand managers to adapt their meaning proposition or the way they present their manifestations, in order to establishing a more consistent brand.

Orientador(es)
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA

Banca
PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA

Banca
LUCIA TEIXEIRA DE SIQUEIRA E OLIVEIRA

Banca
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA

Catalogação
2012-07-17

Apresentação
2012-04-09

Tipo
[pt] TEXTO

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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19887@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19887@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19887


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