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Título
[pt] AS MÚLTIPLAS FACES DE MADAME SATÃ : ESTÉTICAS E POLÍTICAS DO CORPO

Título
[en] THE MANY FACES OF MADAME SATÃ: AESTHETICS AND POLITICS OF THE BODY

Autor
[pt] GEISA RODRIGUES LEITE DA SILVA

Vocabulário
[pt] SUBJETIVIDADE

Vocabulário
[pt] HOMOSSEXUALIDADE

Vocabulário
[pt] CORPO

Vocabulário
[pt] CINEMA

Vocabulário
[pt] DISCURSO

Vocabulário
[en] SUBJECTIVITY

Vocabulário
[en] HOMOSEXUALITY

Vocabulário
[en] BODY

Vocabulário
[en] MOVIE

Vocabulário
[en] DISCOURSE

Resumo
[pt] Madame Satã é sem dúvida um dos representantes mais ilustres da malandragem da Lapa boêmia da primeira metade do século XX. Mas o personagem reúne, ainda, traços que o inserem em outras categorias, tais como, negro, homossexual e marginal. Esta tese busca desvendar um complexo processo em que se imbricam a apropriação (e resignificação) simbólica do malandro e a aplicação de estratégias biopolíticas sobre os corpos fora da norma. Os desdobramentos identitários de Madame Satã sugerem também uma potência política a ser explorada. Ao longo dos anos, as interpretações do personagem vão das mais conservadoras às mais transgressoras, deixando entrever, além dos diferentes contextos em que se inserem, os distintos projetos estéticos e políticos delineados. O objetivo principal deste trabalho é analisar o percurso de Madame Satã e promover uma reflexão sobre o poder de instrumentalização do corpo, tendo como horizonte a produção de subjetividades contemporâneas. Além do período em que o personagem se insere, dois momentos específicos são analisados: a década de setenta, quando retornará à cena midiática via uma entrevista concedida ao jornal O Pasquim e publicará uma autobiografia, e o início do século XXI, a partir do lançamento do filme Madame Satã, de Karim Aïnouz.

Resumo
[en] Madame Satã is no doubt one of the most famous representative of the malandragem from the first half of XX century. But the character includes, indeed, features that insert him into other categories as, black, homosexual and delinquent. This study aims to reveal a complex process that imbricates symbolic appropriation (and re-signification) of the malandro, and the applying of biopolitical strategies over the out of normative bodies. The identity unfoldings of Madame Satã suggests also a political potency to be explored. Over the years, the character interpretations go from the most conservative to the most transgressors, breaking out, besides the different contexts to which they belong, the distinct aesthetical and political projects delineated. The main purpose of this work is to analyse Madame Satã’s course and to promote a reflection about the power of body’s instrumentalization, taking the contemporary subjectivities production as the horizon for reflection. As well as his acting age, two specific moments are analyzed: The seventies, when he was put back on the media scene and published an autobiography, and the XXI century, after the release of the film Madame Satã (2002), by Karim Aïnouz.

Orientador(es)
ANA PAULA VEIGA KIFFER

Banca
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ

Banca
MARILIA ROTHIER CARDOSO

Banca
NIZIA VILLACA

Banca
ANA PAULA VEIGA KIFFER

Banca
LUCIANA LEILA FONTES VIEIRA

Catalogação
2011-04-26

Apresentação
2011-02-25

Tipo
[pt] TEXTO

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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17353@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17353@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17353


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