Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] FUNCTIONAL LITERACY AND LABELS OF LUBRICANTS PACKAGES

Título
[pt] O LETRAMENTO FUNCIONAL E LINGUAGEM DAS EMBALAGENS DE ÓLEOS LUBRIFICANTES

Autor
[pt] VINICIUS GARCIA DE FREITAS PACHECO

Vocabulário
[pt] MARKETING

Vocabulário
[pt] ANALFABETISMO

Vocabulário
[pt] EMBALAGENS

Vocabulário
[pt] CONSUMIDOR DE BAIXA RENDA

Vocabulário
[pt] COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Vocabulário
[pt] COMUNICACAO

Vocabulário
[en] MARKETING

Vocabulário
[en] ILLITERACY

Vocabulário
[en] PACKAGING

Vocabulário
[en] LOWER INCOME CONSUMER

Vocabulário
[en] CONSUMER BEHAVIOR

Vocabulário
[en] COMMUNICATION

Resumo
[pt] Esta dissertação procurou identificar o nível de entendimento de dois diferentes públicos em relação ao tipo de linguagem usada nas embalagens de óleos lubrificantes automotivos. O uso de uma linguagem técnica e de expressões em inglês é um desafio para a correta interpretação da informação não só para o consumidor analfabeto funcional, mas também para aqueles que possuem dificuldade com este tipo de comunicação. As teorias de marketing foram elaboradas partindo da premissa de que os consumidores são alfabetizados, o que na verdade se torna um problema, pois cerca de 1/3 da população é considerada analfabeta funcional. A pesquisa foi inspirada no teste S-TOFHLA, que foi desenvolvido para se avaliar o nível de entendimento dos indivíduos em relação à linguagem utilizada na área da saúde. Foi desenvolvido um questionário utilizando a técnica de cloze, que consiste no preenchimento de lacunas com a palavra mais adequada. Os resultados obtidos sugerem que os públicos pesquisados possuem níveis de entendimento diferentes de acordo com seu nível de escolaridade e renda, e evidenciam a necessidade de a comunicação de marketing se tornar mais sensível ao nível de letramento do seu público alvo.

Resumo
[en] This dissertation aimed to identify the level of understanding of two different audiences in relation to the type of communication used in automotive lubricants oils packages. The use of technical language and expressions in English is a challenge for the correct interpretation of information, not only for the functionally illiterate consumers, but also for those who have difficulty with this type of communication. The marketing theories have been developed based on the premise that consumers are literate, which really becomes a problem, because approximately one third of the population is considered functionally illiterate. The research was inspired by the S-TOFHLA test, which was developed to assess the level of understanding of individuals in relation to the language used in healthcare. A questionnaire was developed using the cloze technique, which consists in filling in the blanks with a proper word. The results suggest that the public surveyed have different levels of understanding according to their level of education and income, and underline the need for marketing communication become more sensitive to the level of literacy of its target market.

Orientador(es)
PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA

Banca
PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA

Banca
LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES

Banca
IRENE RAGUENET TROCCOLI

Catalogação
2011-04-18

Apresentação
2010-09-10

Tipo
[pt] TEXTO

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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17306@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17306@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17306


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