Título
[pt] QUAIS AS BASES DOCOMPROMETIMENTO DOS INDIVÍDUOS DA GERAÇÃO Y EM UMA EMPRESA DO SETOR PRIVADO NO BRASIL?
Título
[en] WHAT ARE THE COMMITMENT BASES OF GENERATION Y INDIVIDUALS AT A PRIVATE SECTOR COMPANY IN BRAZIL?
Autor
[pt] ANA LUIZA PUTINI HALLA
Vocabulário
[pt] INDUSTRIA DE ALIMENTOS
Vocabulário
[pt] DESEMPENHO
Vocabulário
[pt] COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL
Vocabulário
[en] FOOD INDUSTRY AND TRADE
Vocabulário
[en] ACHIEVEMENT
Vocabulário
[en] ORGANIZATIONAL COMPROMISSING
Resumo
[pt] O presente trabalho propõe a análise das bases do comprometimento
organizacional dos integrantes da Geração Y (indivíduos nascidos a partir de
1978) de uma empresa privada da indústria alimentícia do Brasil. Para condução
da pesquisa os indivíduos foram avaliados de acordo com um modelo de múltiplas
bases para mensurar o comprometimento organizacional a EBACO - Escala de
Bases do Comprometimento Organizacional. A escala avalia sete bases do
comprometimento empresarial afetiva; obrigação em permanecer; obrigação pelo
desempenho; afiliativa; falta de recompensas e oportunidades; linha consistente de
atividade e escassez de alternativas. Os resultados finais sugerem que os
integrantes da Geração Y avaliados possuem um alto comprometimento em
relação às bases obrigação por desempenho e afetiva e um baixo
comprometimento em relação às bases afiliativas; obrigação em permanecer; falta
de recompensas e oportunidades; linha consistente de atividade e escassez de
alternativas. Isso indica que o envolvimento desse grupo em uma organização
privada é gerado a partir de um alto comprometimento afetivo e obrigação por
desempenho.
Resumo
[en] The present work proposes an analysis of the bases of organizational
commitment of members of Generation Y (individuals born after 1978) at a
private Brazilian food industry company. In order to conduct the research, the
individuals were evaluated based on a model of multiple bases to measure
organizational commitment: EBACO scale (or OCS - Organizational
Commitment Scale). The scale evaluates the seven bases of corporate
commitment: emotional; obligation to stay; obligation through performance;
affiliative; lack of rewards and opportunities; consistent line of activity and a
scarcity of alternatives. The final results suggest that the members of Generation
Y evaluated have a high commitment with relation to the obligation through
performance and emotional bases and a low commitment with relation to the
obligation to stay; affiliative; lack of rewards and opportunities; consistent line of
activity and a scarcity of alternatives bases. This indicates that the involvement of
this group at a private organization is generated starting in a high emotional
commitment and the obligation through performance.
Orientador(es)
ANA HELOISA DA COSTA LEMOS
Banca
ANA HELOISA DA COSTA LEMOS
Banca
SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO
Banca
FLAVIA DE SOUZA COSTA NEVES CAVAZOTTE
Catalogação
2010-11-09
Apresentação
2010-04-13
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
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Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16515@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16515@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16515
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, APÊNDICE PDF