Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] CLASSIFICAÇÃO DE EMPRESAS FAMILIARES DE ACORDO COM A FAMILIARIDADE

Título
[en] FAMILY BUSINESS CLASSIFICATION BY FAMILINESS

Autor
[pt] ANDRE DE LIMA FALCAO

Vocabulário
[pt] CLASSIFICACAO

Vocabulário
[pt] TAXONOMIA

Vocabulário
[pt] EMPRESA FAMILIAR

Vocabulário
[en] CLASSIFICATION

Vocabulário
[en] TAXONOMY

Vocabulário
[en] FAMILIAR ENTERPRISE

Resumo
[pt] O presente estudo propõe uma taxonomia para empresas familiares e pretende contribuir para estimular o desenvolvimento das pesquisas nacionais nesse campo. Para isso, as empresas são agrupadas de acordo com o grau de interação e influência exercida pela família, ou familiness, através das dimensões Poder, Experiência e Cultura. Para realizar a pesquisa, utilizou-se uma adaptação da escala de influência familiar F-PEC (Familiness-Power, Experience, and Culture), introduzida por Astrachan, Klein e Smyrnios (2002), de onde foram extraídos os três constructos teóricos utilizados como as dimensões determinantes das classes desenvolvidas. Nesse sentido, as subescalas Poder, Experiência e Cultura formaram 27 possíveis classes, posteriormente buscadas na amostra, tendo em vista que elas medem a influência familiar no que diz respeito à propriedade, gestão, sucessão, dedicação e sinergia de valores empresa/família. Para isso, foram coletados dados a partir de um questionário respondido pelos principais membros diretores de empresas brasileiras consideradas familiares por seus respondentes. Em uma segunda etapa, a partir das variáveis da pesquisa, foi realizada uma análise estatística de fatores que confirma as dimensões teóricas e fortalece a ideia de que a escala F-PEC pode ser empregada na indústria brasileira. Em seguida, uma análise hierárquica de clusters apontou cinco grupos diferentes de empresas encontrados na amostra, confirmados na análise de K-means clusters. Diante dos dados, os resultados finais sugerem ser possível existir uma associação entre a quantidade de funcionários da empresa e o grupo ao qual pertence.

Resumo
[en] This study proposes a family business taxonomy and is intended to contribute stimulating the development of Brazilian researches in this field of knowledge. On that account, the firms are grouped by the degree of influence and interaction casted by the family, or familiness, through Power, Experience and Culture dimensions. To accomplish the research, has been used an adaptation of the F-PEC (Familiness-Power, Experience, and Culture) family influence scale, introduced by Astrachan, Klein e Smyrnios (2002), from where the three constructs has been extracted and used as dimensions of developed taxa. In this way, the Power, Experience and Culture subscales formed 27 possible taxa, searched in the sample afterward, since it measures the family influence by ownership, management, succession, dedication and synergy of firm/family values. On that account, data has been collected by a questionnaire answered by CEOs of Brazilian firms taken as family firms by then. In a second stage, a factor analysis has been executed from the research variables that assures the theoretical dimensions and strengthen the idea of the use of the F-PEC scale on Brazilian industry. Next, a hierarchical cluster analysis showed five different groups of firms found in the sample and confirmed by the K-Means cluster analysis. The final results suggests to be possible the existence of an association between the number of employees of the firm and the cluster it belongs.

Orientador(es)
JORGE FERREIRA DA SILVA

Banca
JORGE FERREIRA DA SILVA

Banca
MARCOS COHEN

Banca
AGRICOLA DE SOUZA BETHLEM

Catalogação
2010-07-05

Apresentação
2009-10-07

Tipo
[pt] TEXTO

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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15851@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15851@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15851


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