Título
[en] A METHAFOR OF THE CULTURE: THE READER’S FORMATION FROM A READING CLUB
Título
[pt] UMA METÁFORA DA CULTURA: A FORMAÇÃO DO LEITOR A PARTIR DE UM CÍRCULO DE LEITURA
Autor
[pt] VALERIA CRISTINA RIBEIRO PEREIRA
Vocabulário
[pt] CULTURA
Vocabulário
[pt] PRATICA LEITORA
Vocabulário
[pt] ENSINO SUPERIOR
Vocabulário
[en] CULTURE
Vocabulário
[en] READING PRACTICE
Vocabulário
[en] HIGHER EDUCATION
Resumo
[pt] O trabalho intitulado Uma metáfora da cultura: a formação do leitor a
partir do círculo de leitura tem como objetivo investigar as práticas da leitura
engendradas pelos universos acadêmicos, à luz de teorias ligadas aos domínios da
cultura, e as implicações para os avanços teórico e prático, suscitados pela análise
de elementos que contribuam para a reflexão sobre a formação do leitor. Nos
vários desdobramentos desta perspectiva, é possível conceber diálogos mais
contundentes com alguns campos do conhecimento, como o da Lingüística e o da
Teoria da Literatura; bem como o da leitura e o da educação. Para tanto, são
detectados os elementos de conexão entre os diferentes campos, a fim de se
alcançar um universo de práticas leitoras, a partir de um círculo de leitura, na
cidade de Fátima do Sul, em Mato Grosso do Sul. Tal procedimento, um estudo
de caso, permite os entrecruzamentos de aspectos quantitativos e qualitativos que
possibilitam novas leituras sobre os leitores de hoje ou deste tempo.
Resumo
[en] The work entitled A methafor of the culture: the reader’s formation
from a reading club has a main objective to investigate the reading practice
involved by the academic environment, based on theories related to the field of
cultural studies and its implications and theoric and pratical development aroused
by the elements of analisys that contribute for a reflexion about reader’s
formation. In the evolution of perspective it is possible to conceite more accurate
dialogs in some areas of knowledge, as in the linguistics, the literature and reading
theories and education to make this happen conection points are detected among
them, in order to reach a variety of reading practices, a reading club in the city
of Fátima do Sul- MS. This procedure, a case study, permits a correlation among
quantitative and qualitative aspects, that allow new readings about readers
nowadays, specially the ones linked in a graduation program.
Orientador(es)
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA
Banca
CLEA MOREIRA DE OLIVEIRA CRESTA DE MORAES
Banca
ANDERSON LUIZ DA SILVA
Banca
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA
Banca
VERA LUCIA ROCCA DE SOUZA LIMA
Banca
NANCI GONÇALVES DA NÓBREGA
Banca
DENISE DO PASSO RAMALHO
Banca
RICARDO BESERRA DA ROSA OITICICA
Catalogação
2009-09-29
Apresentação
2009-03-27
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14256@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14256@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14256
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF CAPÍTULO 7 PDF CAPÍTULO 8 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES PDF