Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] A METHAFOR OF THE CULTURE: THE READER’S FORMATION FROM A READING CLUB

Título
[pt] UMA METÁFORA DA CULTURA: A FORMAÇÃO DO LEITOR A PARTIR DE UM CÍRCULO DE LEITURA

Autor
[pt] VALERIA CRISTINA RIBEIRO PEREIRA

Vocabulário
[pt] CULTURA

Vocabulário
[pt] PRATICA LEITORA

Vocabulário
[pt] ENSINO SUPERIOR

Vocabulário
[en] CULTURE

Vocabulário
[en] READING PRACTICE

Vocabulário
[en] HIGHER EDUCATION

Resumo
[pt] O trabalho intitulado Uma metáfora da cultura: a formação do leitor a partir do círculo de leitura tem como objetivo investigar as práticas da leitura engendradas pelos universos acadêmicos, à luz de teorias ligadas aos domínios da cultura, e as implicações para os avanços teórico e prático, suscitados pela análise de elementos que contribuam para a reflexão sobre a formação do leitor. Nos vários desdobramentos desta perspectiva, é possível conceber diálogos mais contundentes com alguns campos do conhecimento, como o da Lingüística e o da Teoria da Literatura; bem como o da leitura e o da educação. Para tanto, são detectados os elementos de conexão entre os diferentes campos, a fim de se alcançar um universo de práticas leitoras, a partir de um círculo de leitura, na cidade de Fátima do Sul, em Mato Grosso do Sul. Tal procedimento, um estudo de caso, permite os entrecruzamentos de aspectos quantitativos e qualitativos que possibilitam novas leituras sobre os leitores de hoje ou deste tempo.

Resumo
[en] The work entitled A methafor of the culture: the reader’s formation from a reading club has a main objective to investigate the reading practice involved by the academic environment, based on theories related to the field of cultural studies and its implications and theoric and pratical development aroused by the elements of analisys that contribute for a reflexion about reader’s formation. In the evolution of perspective it is possible to conceite more accurate dialogs in some areas of knowledge, as in the linguistics, the literature and reading theories and education to make this happen conection points are detected among them, in order to reach a variety of reading practices, a reading club in the city of Fátima do Sul- MS. This procedure, a case study, permits a correlation among quantitative and qualitative aspects, that allow new readings about readers nowadays, specially the ones linked in a graduation program.

Orientador(es)
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA

Banca
CLEA MOREIRA DE OLIVEIRA CRESTA DE MORAES

Banca
ANDERSON LUIZ DA SILVA

Banca
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA

Banca
VERA LUCIA ROCCA DE SOUZA LIMA

Banca
NANCI GONÇALVES DA NÓBREGA

Banca
DENISE DO PASSO RAMALHO

Banca
RICARDO BESERRA DA ROSA OITICICA

Catalogação
2009-09-29

Apresentação
2009-03-27

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14256@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14256@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14256


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
CAPÍTULO 7 PDF
CAPÍTULO 8 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES PDF