Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] CARLOS DE OLIVEIRA: NAS RUÍNAS DA LIBERDADE - ALGUNS RETRATOS DO NEO-REALISMO EM CASA NA DUNA E UMA ABELHA NA CHUVA

Título
[en] CARLOS DE OLIVEIRA: THE RUINS OF LIBERTY - SOME OF THE PORTRAITS OF THE NEW-REALISM IN CASA NA DUNA AND UMA ABELHA NA CHUVA

Autor
[pt] ALINE RODRIGUES GOMES

Vocabulário
[pt] NEO-REALISMO

Vocabulário
[pt] CARLOS DE OLIVEIRA

Vocabulário
[pt] PROSA DE FICCAO

Vocabulário
[pt] LITERATURA PORTUGUESA

Vocabulário
[en] NEOREALISM

Vocabulário
[en] CARLOS DE OLIVEIRA

Vocabulário
[en] PROSE FICTION

Vocabulário
[en] PORTUGUESE LITERATURE

Resumo
[pt] O presente trabalho procura estabelecer uma análise diacrônica da obra do escritor português Carlos de Oliveira no que diz respeito a evolução de seus mecanismos de escrita tendo como pano de fundo a elaboração de uma estética neo-realista. Da estréia na literatura com a publicação de Casa na duna, em 1943, até a maturação de seu estilo com Uma Abelha na Chuva, em 1953, pode-se perceber a evolução dessa estratégia de escrita, pela qual o autor busca traçar um panorama do período politicamente conturbado que vivia Portugal no início da segunda metade do século XX, bem como oferece ao leitor mais atento uma inúmera quantidade de matizes estilísticas, remetendo, dessa forma, ao quadro estético do Neo-Realismo português. É a partir de um olhar mais atento à superação da análise da referida estética, que este trabalho chegará à conclusão de que o autor transcende os moldes neo-realistas, por construir uma obra cuja opressão física, psicológica e financeira, foi muito bem representada pela operação de uma mimesis mais atenta de Carlos de Oliveira.

Resumo
[en] The following work aims to establish a diachronic analysis of the process of writing of the Portuguese author Carlos de Oliveira, and it will be held towards the new-realism mechanisms. His first novel published in 1943, Casa na Duna, up to his mature style in the novel Uma Abelha na Chuva, published in 1953, it can be seen the evolution of his strategy of writing in which the author tries to build a perspective from the tough political process that Portugal was going through during the second half of the twentieth century. This analysis objects to present the reader a great amount of stylistic views that has to do with the Portuguese New-Realism. In order to present a wider overview, this thesis will conclude that the author goes beyond the new-realism`s barriers to build a novel whose physical, financial and psychological oppression, was well- represented by Carlos de Oliveira s mimesis operation.

Orientador(es)
ALEXANDRE MONTAURY BAPTISTA COUTINHO

Banca
RONALDO MENEGAZ

Banca
MONICA DO NASCIMENTO FIGUEIREDO

Banca
GUSTAVO BERNARDO GALVAO KRAUSE

Banca
ALEXANDRE MONTAURY BAPTISTA COUTINHO

Catalogação
2009-03-03

Apresentação
2008-09-03

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13076@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13076@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13076


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF