Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] CONTROL STRATEGIES APPLIED TO GROUND VEHICLES HANDLING PROBLEM IN PRE-DEFINED CLOSED TRAJECTORIES

Título
[pt] ESTRATÉGIAS DE CONTROLE APLICADAS AO PROBLEMA DE DIRIGIBILIDADE DE VEÍCULOS TERRESTRES EM TRAJETÓRIAS FECHADAS PRÉ-DEFINIDAS

Autor
[pt] FERNANDO HEY

Vocabulário
[pt] CONTROLE OTIMO

Vocabulário
[pt] CONTROLE EM TRAJETORIAS FECHADAS

Vocabulário
[pt] CONTROLE DE SISTEMAS AUTOMOTIVOS

Vocabulário
[pt] DINAMICA VEICULAR

Vocabulário
[en] OPTIMAL CONTROL

Vocabulário
[en] CLOSED PATH CONTROL

Vocabulário
[en] CONTROL OF AUTOMOTIVE SYSTEMS

Vocabulário
[en] VEHICULAR DYNAMICS

Resumo
[pt] Apresenta-se o uso das ferramentas lineares de Controle Clássico (Lugar Geométrico das Raízes) e Moderno (Realimentação de Estado e de Saída e Alocação de Pólos) para estabelecer os ajustes dos controladores adotados no problema de acompanhamento de trajetórias em traçados fechados por veículos terrestres, procurando reproduzir o comportamento do ser humano no comando deste tipo de sistema. Os modelos adotados para o veículo são lineares (funções de transferência e matrizes de estado e de entrada), porém a caracterização da trajetória fechada é geometricamente não-linear. Verifica-se deste modo como o projeto de um controle linear satisfaz as condições não lineares associadas. Os conceitos e ferramentas conhecidos são aplicados em diversos tipo de traçados, para diferentes condições do veículo - velocidade, limites de esterçamento, etc - e, a partir das simulações realizadas, são analisadas as características de comportamento do veículo - acelerações, estabilidade, etc - e comparadas as previsões dos projetos lineares com os resultados encontrados. É feita ainda uma breve introdução ao emprego do Controle Ótimo no problema de acompanhamento de traçados, utilizando um modelo bastante simplificado do veículo, e verificando as condições necessárias para se estabelecer a trajetória ótima em um traçado aberto, dado como critério o tempo mínimo para percorrê-lo.

Resumo
[en] The use of classic and modern linear control tools (root locus and output regulation) is presented to determine the parameters of controllers used to follow a pre-defined closed path, in a way to approach the vehicle behavior and human actions when driving a car. The car is represented by linear models (transfer functions, state-space matrix), but the relation between the car and the closed path is non linear. It is verified how the project of a linear controller deals with the non linear characteristics of the closed loop. The concepts and tools of linear control are applied to some kinds of paths in different vehicle conditions (speed, steering angle limits, etc), and the results of simulations show the characteristics of the car, like accelerations, stability and position on the track. It`s also presented a little introduction to the problem of determine an optimal trajectory to run a corner, given the initial and final velocities and initial and final positions. In this case a very simple model is considered and the solution is based on open paths analysis.

Orientador(es)
MARCO ANTONIO MEGGIOLARO

Coorientador(es)
MAURO SPERANZA NETO

Banca
RICARDO TANSCHEIT

Banca
ALEXANDRE DE LIMA SPINOLA

Banca
MAURO SPERANZA NETO

Banca
MARCO ANTONIO MEGGIOLARO

Banca
FERNANDO RIBEIRO DA SILVA

Catalogação
2008-10-09

Apresentação
2008-03-14

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12328@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12328@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12328


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
CAPÍTULO 7 PDF
CAPÍTULO 8 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF