Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] BETWEEN THE MANUSCRIPT AND THE DIGITAL: TRANSFORMATIONS IN THE READING AND WRITING PRACTICES OF UNIVERSITY PROFESSORS IN THE CONTEMPORANEITY

Título
[pt] ENTRE O MANUSCRITO E O DIGITAL: TRANSFORMAÇÕES NAS PRÁTICAS LEITORAS E ESCRITORAS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NA CONTEMPORANEIDADE

Autor
[pt] DIONE DANTAS DO AMARAL

Vocabulário
[pt] INTERNET

Vocabulário
[pt] DIGITAL

Vocabulário
[pt] PROFESSOR

Vocabulário
[pt] ESCRITA

Vocabulário
[pt] LEITURA

Vocabulário
[en] INTERNET

Vocabulário
[en] DIGITAL

Vocabulário
[en] TEACHER

Vocabulário
[en] WRITING

Vocabulário
[en] READING

Resumo
[pt] A chamada Revolução Digital vem desenvolvendo novas linguagens, estratégias e possibilidades, transformando radicalmente a história da escrita. É neste contexto que se insere a reflexão que se propõe neste trabalho: verificar os usos, representações e práticas da escrita e da leitura, nos suportes digital e papel (manuscritos e impressos), por parte dos professores universitários. Foram abordadas questões como: Quais são as escritas destes professores? Quais os suportes utilizados? Como os professores vêm lidando com estas transformações? O que leem e escrevem nos distintos suportes? Após análise dos relatos observou-se que a maioria dos entrevistados pratica a escrita à mão com regularidade e também faz uso da escrita digital nas suas atividades diárias como docente. Há, no entanto, diferenças quanto aos usos e funções de ambas as escritas. Notou-se que para a comunicação rápida e objetiva, a escrita eletrônica, através dos e-mails, é um recurso amplamente utilizado. Para construções teóricas mais elaboradas, no entanto, como a construção de um artigo, por exemplo, os professores, em sua maioria, disseram utilizar-se de um rascunho prévio feito à mão. Em meio às outras transformações em curso, tais como o excesso de mensagens e demandas de trabalho on-line que chegam a invadir a sua privacidade, os professores fazem um esforço para manter a qualidade de seu trabalho.

Resumo
[en] The so-called Digital Revolution has developed new languages, strategies and possibilities, which have been changing the reading history in a radical way. It is in this context in which the proposal of this work is posed, i.e., to verify the uses, representations and practices of writing and reading of university professors employing different supports. Some issues to be discussed are: What are the writings of these professors? What are they using for their writings? How are they dealing with these changes? What do they read and write employing the distinctive supports? After analyzing the reports, it was noted that most of them use the manuscript way regularly, and also use the digital writing on their docent activities. There are, however, differences concerning the uses and functions of both writings. It was observed that e- mails are regularly preferred for objective and fast contacts. However, for more elaborated theoretical constructions, such as the writing of a paper, most of the interviewees preferred to make their drafts by hand. Among others transformations which are nowadays undergoing, such as the excess of messages and demands that are invading their privacy, professors have been working hard in order to keep up the work quality.

Orientador(es)
TANIA DAUSTER

Banca
ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS

Banca
SONIA KRAMER

Banca
TANIA DAUSTER

Banca
MARLENE ALVES DE OLIVEIRA CARVALHO

Banca
ANA CHRYSTINA VENANCIO MIGNOT

Catalogação
2008-09-17

Apresentação
2008-06-13

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12202@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12202@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12202


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
CAPÍTULO 7 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF