Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] CYCLESNULL SCHOOL: THE CHALLENGE OF HETEROGENEITY IN PEDAGOGICAL PRACTICE

Título
[pt] ESCOLA EM CICLOS: O DESAFIO DA HETEROGENEIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autor
[pt] CREMILDA BARRETO COUTO

Vocabulário
[pt] HETEROGENEIDADE

Vocabulário
[pt] CICLOS

Vocabulário
[pt] PRATICA DOCENTE

Vocabulário
[en] HETEROGENEOUS MATERIALS

Vocabulário
[en] CYCLES

Vocabulário
[en] TEACHING PRACTICE

Resumo
[pt] O objetivo da pesquisa é investigar a proposta de ciclos no contexto da prática em relação ao atendimento à eterogeneidade referente ao desempenho dos alunos. Utilizou- se como referencial Ball e Bowe (ciclos de política) e autores nacionais que têm pesquisado a escola em ciclos no Brasil como Sá Barreto, Gomes, Mainardes e outros. Investigou-se o cotidiano de uma escola do Município de Casimiro de Abreu no Estado do Rio de Janeiro considerada referência. A análise baseou-se em observação da sala de aula de um professor, entrevistas semi- estruturadas e documentos. A prática investigada aponta possibilidades de atendimento efetivo da heterogeneidade na escola em ciclos. Os dados revelaram a importância do planejamento de atividades diferenciadas, do agrupamento de alunos baseado em diferentes níveis, das estratégias didáticas com ênfase em arte e música, da avaliação diagnóstica e do apoio pedagógico.

Resumo
[en] The objective of this research is to investigate the cycles proposal, into the context of practice, regarding the heterogeneity that refered to the performance of the students. As theoretical references, Ball and Bowe (the policy cycle approach) were used and also national authors, who have researched the cycles` school in Brazil, such as Sá Barreto, Gomes, and Mainardes, among others. We investigated the day life of a school in the city of Casimiro de Abreu, State of Rio de Janeiro, considered a reference school. The analysis was based on the observation of a teacher in class, interviews and documents. The researched practice showed possibilities of effective attending to the heterogeneity of the students in the cycles` school. Data revealed the importance of planning different activities, grouping students based on different levels, using didactic strategies with emphasis in art and music, using diagnostic evaluation and pedagogical support.

Orientador(es)
ARTHUR V HILL

Banca
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO

Banca
MARIA INES G F MARCONDES DE SOUZA

Banca
JEFFERSON MAINARDES

Catalogação
2008-08-13

Apresentação
2008-04-14

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12062@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12062@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12062


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
CAPÍTULO 7 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF