Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] EDUCAÇÃO EM/PARA OS DIREITOS HUMANOS EM PROCESSOS DE DEMOCRATIZAÇÃO: O CASO DO CHILE E DO BRASIL

Título
[en] HUMAN RIGHTS EDUCATION IN DEMOCRATIZATION PROCESSES: THE CHILEAN AND BRAZILIAN CASES

Autor
[pt] SUSANA BEATRIZ SACAVINO

Vocabulário
[pt] CIDADANIA

Vocabulário
[pt] REDEMOCRATIZACAO

Vocabulário
[pt] AMERICA LATINA

Vocabulário
[pt] EDUCACAO

Vocabulário
[pt] DIREITO HUMANO

Vocabulário
[en] CITIZENSHIP

Vocabulário
[en] REDEMOCRATIZATION

Vocabulário
[en] LATIN AMERICA

Vocabulário
[en] EDUCATION

Vocabulário
[en] HUMAN RIGHT

Resumo
[pt] A década de 1980 na América Latina se caracteriza pelo fim das ditaduras em vários países do continente e o início de processos de redemocratização. Nesse contexto, inicia-se a educação em/para os direitos humanos, que envolveu no seu processo de desenvolvimento diferentes sujeitos históricos, indivíduos, grupos e instituições de diversos tipos, especialmente ONGs. A presença do Estado e a elaboração de políticas públicas também foram progressivamente se afirmando. A tese aborda essa temática a partir da compreensão da evolução da educação em/para os direitos humanos na América Latina, tendo presente seu desenvolvimento no contexto internacional. Analisa as inter- relações entre o papel dos diferentes atores sociais, organizações não-governamentais e outras instituições da sociedade civil, governo etc. na promoção da educação em/para os direitos humanos em contextos sociopolíticos de redemocratização. Nesse sentido, apresenta dois estudos de caso - Chile e Brasil -, privilegiando, do ponto de vista metodológico, entrevistas realizadas com profissionais que tiveram participação ativa nesse processo. Discute as principais questões e desafios para o desenvolvimento da educação em/para os direitos humanos no momento atual do continente.

Resumo
[en] The 1980s in Latin America were marked by the fall of dictatorial regimes in many countries in the continent and by the installation of redemocratization processes. Within this context, human rights education emerged. Its development process involved different historical subjects, individuals, groups and different types of institutions, specially non-governmental organizations. State presence and the elaboration of public policies steadily increased. This thesis investigates the theme with the objective of understanding the evolution of human rights education in Latin America, focusing on its development in the international context. It analyses the inter-relationship between the roles of different social actors, non- governmental agencies organizations and other civil society or governmental institutions etc. in promoting human rights education in socio-political redemocratization contexts. In order to accomplish this, two case studies are presented - Chile and Brazil. Special emphasis is given to interviews carried out with professionals who were actively involved in the process. It also discusses the main questions and challenges faced by human rights education in the continent today.

Orientador(es)
RALPH INGS BANNELL

Banca
RALPH INGS BANNELL

Banca
VERA MARIA FERRAO CANDAU

Banca
ANGELA MARIA DE RANDOLPHO PAIVA

Banca
ROSELI FISCHMANN

Banca
SABRINA MOEHLECK

Catalogação
2008-07-03

Apresentação
2008-04-18

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11871@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11871@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11871


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF