Maxwell Para Simples Indexação

Título
[fr] LES IMPASSES DE L`INTERPRÉTATION: LE RÔLE DU SILENCE DANS LA RÉCEPTION DE L`OEUVRE POÉTIQUE DE MALLARMÉ ET DE LA PEINTURE DE CÉZANNE

Título
[pt] OS IMPASSES DA INTERPRETAÇÃO: O PAPEL DO SILÊNCIO NA RECEPÇÃO DA OBRA POÉTICA DE MALLARMÉ E DA PINTURA DE CÉZANNE

Autor
[pt] OLGA DONATA GUERIZOLI KEMPINSKA

Vocabulário
[pt] SILENCIO

Vocabulário
[pt] CRISE DA LINGUAGEM

Vocabulário
[pt] LINGUAGEM PICTORICA

Vocabulário
[pt] LINGUAGEM POETICA

Vocabulário
[pt] ESTETICA DA RECEPCAO

Vocabulário
[fr] SILENCE

Vocabulário
[fr] CRISE DU LANGAGE

Vocabulário
[fr] LANGAGE PICTURAL

Vocabulário
[fr] LANGAGE POETIQUE

Vocabulário
[fr] ESTHETIQUE DE LA RECEPTION

Resumo
[pt] A noção de silêncio na linguagem da arte está geralmente associada a uma certa crise dessa linguagem. De fato, tal é o que ocorre na obra poética de Stéphane Mallarmé e na pintura de Paul Cézanne que, desde há mais de um século, colocam perante seus leitores e seus espectadores o problema de sua insistente dificuldade. Essa tese propõe deslocar o estudo da questão do silêncio na obra de arte para o âmbito da estética da recepção, buscando ver no silêncio sobretudo um não-dito da obra, um lugar vazio e excepcionalmente difícil de ser preenchido. Com isso, o silêncio deixa-se apreender aqui como um lugar vazio aporético, um lugar de encontro daquelas interpretações opostas que se manifestam na história da recepção das obras em questão. No caso de Mallarmé e de Cézanne, as aporias interpretativas adquirem, aliás, um peso excepcional, uma vez que dizem respeito a aspectos fundamentais das respectivas linguagens e também às garantias de sua comunicabilidade, consolidando- se, a saber, na questão da referencialidade da linguagem poética e na questão da construção do espaço em pintura. Por fim, o desdobramento da noção de silêncio na experiência da contradição de interpretações possíveis no ato da recepção torna também visível e pertinente a questão do papel desempenhado pelo acaso no todo da linguagem da arte.

Resumo
[fr] La notion de silence dans le langage de l`art se trouve généralement associée à une certaine crise de ce langage. Ceci est en effet vrai pour ce qui est de l`oeuvre poétique de Stéphane Mallarmé et de la peinture de Paul Cézanne qui, depuis plus d`un siècle, posent à ses lecteurs et à ses spectateurs le problème de son insistante difficulté. Cette thèse propose de situer l`étude du problème du silence dans l`oeuvre d`art dans le domaine de l`esthétique de la réception, en cherchant à voir dans le silence avant tout un non-dit, un lieu vide aporétique, un lieu de rencontre de ces interprétations opposées qui se manifestent dans l`histoire de la réception des oeuvres en question. Dans le cas de Mallarmé et de Cézanne, les apories interprétatives se trouvent d`ailleurs dotées d`un poids exceptionnel vu qu`elles sont liées aux aspects fondamentaux des deux langages aussi bien qu`aux garanties de sa communicabilité, à savoir, elles suscitent le problème de la référence dans le langage poétique et le problème de la construction de l`espace dans la peinture. Finalement, le déploiement de la notion du silence au sein de l`expérience de la contradiction des interprétations possibles dans l`acte de la réception rend aussi visible et pertinente la question du rôle joué par le hasard dans le langage de l`art.

Orientador(es)
LUIZ DE FRANCA COSTA LIMA FILHO

Banca
KARL ERIK SCHOLLHAMMER

Banca
FERNANDO AUGUSTO DA ROCHA RODRIGUES

Banca
LUIZ DE FRANCA COSTA LIMA FILHO

Banca
RONALDO BRITO FERNANDES

Banca
MARCELO JACQUES DE MORAES

Catalogação
2008-06-13

Apresentação
2008-02-28

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11772@1

Referência [fr]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11772@3

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11772


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, RÉSUMÉ, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
CAPÍTULO 7 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF