Título
[fr] LES IMPASSES DE L`INTERPRÉTATION: LE RÔLE DU SILENCE DANS LA RÉCEPTION DE L`OEUVRE POÉTIQUE DE MALLARMÉ ET DE LA PEINTURE DE CÉZANNE
Título
[pt] OS IMPASSES DA INTERPRETAÇÃO: O PAPEL DO SILÊNCIO NA RECEPÇÃO DA OBRA POÉTICA DE MALLARMÉ E DA PINTURA DE CÉZANNE
Autor
[pt] OLGA DONATA GUERIZOLI KEMPINSKA
Vocabulário
[pt] SILENCIO
Vocabulário
[pt] CRISE DA LINGUAGEM
Vocabulário
[pt] LINGUAGEM PICTORICA
Vocabulário
[pt] LINGUAGEM POETICA
Vocabulário
[pt] ESTETICA DA RECEPCAO
Vocabulário
[fr] SILENCE
Vocabulário
[fr] CRISE DU LANGAGE
Vocabulário
[fr] LANGAGE PICTURAL
Vocabulário
[fr] LANGAGE POETIQUE
Vocabulário
[fr] ESTHETIQUE DE LA RECEPTION
Resumo
[pt] A noção de silêncio na linguagem da arte está geralmente
associada a uma
certa crise dessa linguagem. De fato, tal é o que ocorre
na
obra poética de
Stéphane Mallarmé e na pintura de Paul Cézanne que, desde
há mais de um
século, colocam perante seus leitores e seus espectadores
o
problema de sua
insistente dificuldade. Essa tese propõe deslocar o
estudo
da questão do silêncio
na obra de arte para o âmbito da estética da recepção,
buscando ver no silêncio
sobretudo um não-dito da obra, um lugar vazio e
excepcionalmente difícil de ser
preenchido. Com isso, o silêncio deixa-se apreender aqui
como um lugar vazio
aporético, um lugar de encontro daquelas interpretações
opostas que se
manifestam na história da recepção das obras em questão.
No
caso de Mallarmé e
de Cézanne, as aporias interpretativas adquirem, aliás,
um
peso excepcional, uma
vez que dizem respeito a aspectos fundamentais das
respectivas linguagens e
também às garantias de sua comunicabilidade, consolidando-
se, a saber, na
questão da referencialidade da linguagem poética e na
questão da construção do
espaço em pintura. Por fim, o desdobramento da noção de
silêncio na experiência
da contradição de interpretações possíveis no ato da
recepção torna também
visível e pertinente a questão do papel desempenhado pelo
acaso no todo da
linguagem da arte.
Resumo
[fr] La notion de silence dans le langage de l`art se trouve
généralement associée
à une certaine crise de ce langage. Ceci est en effet vrai
pour ce qui est de l`oeuvre
poétique de Stéphane Mallarmé et de la peinture de Paul
Cézanne qui, depuis plus
d`un siècle, posent à ses lecteurs et à ses spectateurs le
problème de son insistante
difficulté. Cette thèse propose de situer l`étude du
problème du silence dans
l`oeuvre d`art dans le domaine de l`esthétique de la
réception, en cherchant à voir
dans le silence avant tout un non-dit, un lieu vide
aporétique, un lieu de rencontre
de ces interprétations opposées qui se manifestent dans
l`histoire de la réception
des oeuvres en question. Dans le cas de Mallarmé et de
Cézanne, les apories
interprétatives se trouvent d`ailleurs dotées d`un poids
exceptionnel vu qu`elles
sont liées aux aspects fondamentaux des deux langages aussi
bien qu`aux
garanties de sa communicabilité, à savoir, elles suscitent
le problème de la
référence dans le langage poétique et le problème de la
construction de l`espace
dans la peinture. Finalement, le déploiement de la notion
du silence au sein de
l`expérience de la contradiction des interprétations
possibles dans l`acte de la
réception rend aussi visible et pertinente la question du
rôle joué par le hasard
dans le langage de l`art.
Orientador(es)
LUIZ DE FRANCA COSTA LIMA FILHO
Banca
KARL ERIK SCHOLLHAMMER
Banca
FERNANDO AUGUSTO DA ROCHA RODRIGUES
Banca
LUIZ DE FRANCA COSTA LIMA FILHO
Banca
RONALDO BRITO FERNANDES
Banca
MARCELO JACQUES DE MORAES
Catalogação
2008-06-13
Apresentação
2008-02-28
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11772@1
Referência [fr]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11772@3
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11772
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, RÉSUMÉ, SUMÁRIO E LISTAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF CAPÍTULO 7 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF