XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: HÁBITOS DE CONSUMO DE VINHO: UMA PESQUISA SOBRE OCASIÕES, LOCAIS, MOTIVAÇÕES E FREQÜÊNCIA Autor: MARCIO PEZZELLA FERREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
HELENE BERTRAND - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 9873
Catalogação: 09/05/2007 Liberação: 09/05/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9873&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9873&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9873
Resumo:
Título: HÁBITOS DE CONSUMO DE VINHO: UMA PESQUISA SOBRE OCASIÕES, LOCAIS, MOTIVAÇÕES E FREQÜÊNCIA Autor: MARCIO PEZZELLA FERREIRA
Nº do Conteudo: 9873
Catalogação: 09/05/2007 Liberação: 09/05/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9873&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9873&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9873
Resumo:
O Brasil é hoje um mercado potencial para os vinhos da
América Latina. Ao
contrário de tradicionais produtores como França,
Itália,
Argentina e Chile, onde a
tendência de consumo da bebida é de queda, no Brasil há
significativo potencial
de crescimento. O consumo anual per capita de vinho no
Brasil é de
aproximadamente 2 litros per capta ao ano, enquanto em
outros países da Europa
esse consumo pode alcançar a casa das dezenas de litros.
Este trabalho tem como
objetivo explorar os fatores motivadores e/ou inibidores
do consumo do vinho no
Brasil, em especial no Rio de Janeiro. Tem como base a
experiência do consumo
nas ocasiões em que o pesquisado pode exercer seu poder
de
escolha na compra
dos vinhos a serem consumidos. Essa abordagem visa
identificar e compreender
hábitos capazes de influenciar na escolha e consumo de
vinhos, procurando
identificar ocasiões, locais, motivações e freqüência de
seu consumo. A pesquisa
visa também conhecer associações feitas com o vinho,
conhecendo as principais
variáveis que influenciam no seu consumo, identificando
ainda locais habituais de
compra e fontes de informação relacionadas a esta bebida.