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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: REDUÇÃO DAS EMISSÕES EM MOTORES DIESEL-GÁS Autor: JULIO CESAR CUISANO EGUSQUIZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SERGIO LEAL BRAGA - ORIENTADOR
CARLOS VALOIS MACIEL BRAGA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 9240
Catalogação: 06/11/2006 Liberação: 06/11/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9240&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9240&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9240
Resumo:
Título: REDUÇÃO DAS EMISSÕES EM MOTORES DIESEL-GÁS Autor: JULIO CESAR CUISANO EGUSQUIZA
CARLOS VALOIS MACIEL BRAGA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 9240
Catalogação: 06/11/2006 Liberação: 06/11/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9240&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9240&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9240
Resumo:
Neste estudo, os esforços são concentrados em se buscar a
redução das
emissões em motores Diesel-gás. Assim, são apresentados
resultados
experimentais, obtidos em dinamômetro de bancada, das
emissões e desempenho
de um motor do ciclo Diesel (turbo alimentado e com
intercooler), para operar,
reversivelmente, como motor Diesel-gás ou Diesel original.
Inicialmente, foram
executados ensaios nas duas versões, Diesel e Diesel-gás;
logo, os resultados
respectivos foram comparados em termos de emissões e
desempenho do motor. A
seguir, na operação Diesel-gás, foi avaliado o método da
restrição parcial do ar de
admissão, a fim de produzir uma mistura efetivamente mais
rica para a mesma
quantidade do gás natural. Os resultados obtidos mostraram
uma notável redução
nas emissões de monóxido de carbono e hidrocarbonetos não
queimados, para
toda a faixa de operação avaliada. Por outro lado, as
emissões de material
particulado continuaram sendo ínfimas em altas taxas de
substituição e os níveis
de óxidos de nitrogênio apresentaram certo incremento em
altas cargas do motor.
Quanto ao rendimento térmico, verificam-se acréscimos
quando é alcançado certo
valor de taxa de substituição. Contudo, os resultados de
emissões e rendimento
térmico apresentam melhores resultados em baixas cargas do
motor (abaixo de
50% da plena carga). Assim, além de reduzirem-se os níveis
de certas emissões
em altas cargas, verificou-se uma contribuição adicional do
presente trabalho no
que diz respeito à redução, de forma parcial, de um dos
principais problemas
envolvendo a combustão em motores Diesel-gás: a queima
incompleta de misturas
pobres em cargas baixas.