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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A RETENÇÃO DE CLIENTES NO SETOR DE ENSINO: ESTUDO DE CASO EM UM CURSO DE INGLÊS Autor: ADRIANA LUCIA DE ESCOBAR CHAVES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
HELENE BERTRAND - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 9048
Catalogação: 25/09/2006 Liberação: 25/09/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9048&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9048&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9048
Resumo:
Título: A RETENÇÃO DE CLIENTES NO SETOR DE ENSINO: ESTUDO DE CASO EM UM CURSO DE INGLÊS Autor: ADRIANA LUCIA DE ESCOBAR CHAVES
Nº do Conteudo: 9048
Catalogação: 25/09/2006 Liberação: 25/09/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9048&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9048&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9048
Resumo:
Este trabalho tem o objetivo de identificar que elementos
dos serviços
prestados em um estabelecimento de ensino de inglês
satisfazem os alunos, são
percebidos como valor e são considerados relevantes para a
sua retenção. Através
de uma pesquisa de campo com os usuários do serviço, em
forma de questionário
e entrevistas, buscaram-se resultados que pudessem
apresentar os atributos que
geram satisfação e levam à retenção dos alunos.
Inicialmente, são discutidos
conceitos sobre qualidade, satisfação e retenção na área
de serviços, embasados
nas literaturas sobre marketing educacional, de serviços e
de relacionamento, para
fundamentar cientificamente a pesquisa de campo. Esta
pesquisa permitiu concluir
que, no setor de ensino, a satisfação do cliente com os
atributos que agregam valor
ao serviço, apesar de relevante para a sua retenção não é
suficiente para evitar
cancelamento. Torna-se necessário identificar os motivos
de insatisfação para
melhor ajustar as ofertas dos serviços à demanda do
mercado, atendendo às
necessidades do cliente.