XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: HOMICIDAL CATS AND DANCING ASTRONAUTS: DISRUPTIONS IN FOUR FILMS OF THE GREEK WEIRD WAVE Autor: MATHEUS LISBOA BATALHA MATARANGAS TEIXEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANDREA FRANCA (ANDREA FRANCA MARTINS) - ADVISOR
Nº do Conteudo: 67223
Catalogação: 08/07/2024 Liberação: 08/07/2024 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67223&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67223&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67223
Resumo:
Título: HOMICIDAL CATS AND DANCING ASTRONAUTS: DISRUPTIONS IN FOUR FILMS OF THE GREEK WEIRD WAVE Autor: MATHEUS LISBOA BATALHA MATARANGAS TEIXEIRA
Nº do Conteudo: 67223
Catalogação: 08/07/2024 Liberação: 08/07/2024 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67223&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67223&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67223
Resumo:
In the early 2010s, cultural critics pointed to the emergence of a new cinematic
current in European independent film production. The Greek Weird Wave, as it
came to be known, was soon associated with the economic crisis that broke out in
Greece in 2009 and its films were perceived as portraits of a country in shambles.
In recent years, however, this notion was revised and questioned. This dissertation
argues that the Greek Weird Wave does not seek to represent a country in crises
(economic, political, moral or otherwise), but to delve in contemporaneity – in the
sense that Giorgio Agamben attributes to this term. Therefore, it is our
understanding that these films focus, through weirdness, on the obscurity of
present time. Furthermore, we propose that the discomfort experienced by the
spectator whilst watching these films is related to the disruptive dynamics that
constitute the diegetic configurations of time, space, aesthetics, affections between
characters, and the relation between the films themselves and their spectators.
This research is based on concepts such as the disciplinarization of bodies and the
formation of discourse, according to Michel Foucault, spectatorial emancipation,
according to Jacques Rancière, perception, according to Jonathan Crary, timeless
time, according to Manuel Castells, and the cinema of flux and its affections.
Based on these notions, we will establish a small overview of the Greek Weird
Wave with the analyses of the following films: Dogtooth (2009), by Yorgos
Lanthimos; Interruption (2015), by Yorgos Zois; Pity (2018), by Babis Makridis;
and Apples (2020), by Christos Nikou.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |