XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: GATOS HOMICIDAS E ASTRONAUTAS DANÇARINOS: DISRUPÇÕES DA ESTRANHA ONDA GREGA EM QUATRO FILMES Autor: MATHEUS LISBOA BATALHA MATARANGAS TEIXEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANDREA FRANCA (ANDREA FRANCA MARTINS) - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 67223
Catalogação: 08/07/2024 Liberação: 08/07/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67223&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67223&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67223
Resumo:
Título: GATOS HOMICIDAS E ASTRONAUTAS DANÇARINOS: DISRUPÇÕES DA ESTRANHA ONDA GREGA EM QUATRO FILMES Autor: MATHEUS LISBOA BATALHA MATARANGAS TEIXEIRA
Nº do Conteudo: 67223
Catalogação: 08/07/2024 Liberação: 08/07/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67223&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67223&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67223
Resumo:
No início dos anos 2010, críticos culturais apontaram o surgimento de uma nova
corrente cinematográfica na produção independente europeia. A Estranha Onda
Grega, como se popularizou, foi rapidamente associada à crise econômica
deflagrada na Grécia em 2009, sendo seus filmes percebidos como retratos de um
país em polvorosa. Em anos recentes, essa corrente de filmes passou a ser revista
e questionada. A dissertação defende e argumenta que a Estranha Onda Grega não
busca representar um país em crise (econômica, política ou moral), mas mergulhar
na contemporaneidade - no sentido que Giorgio Agamben atribui a esse termo.
Assim, entendemos que estes filmes focalizam, por meio da estranheza, a
obscuridade do tempo presente. Propomos, ademais, que o mal-estar
experimentado pelo espectador dessa cinematografia está relacionado a uma
dinâmica disruptiva que atravessa os filmes no que tange à temporalidade, ao
espaço, à estética, aos afetos entre personagens e à relação entre filme e
espectador. A pesquisa parte de conceitos como a disciplinarização dos corpos e
formação do discurso, em Michel Foucault, a emancipação espectatorial, em
Jacques Rancière, a percepção, em Jonathan Crary, o tempo intemporal, em
Manuel Castells, e o cinema de fluxo e seus afetos, para, em diálogo com eles,
estabelecer um pequeno panorama da Estranha Onda Grega com a análise dos
filmes Dente Canino (2009), de Yorgos Lanthimos; Interrupção (2015), de Yorgos
Zois; Piedade (2018), de Babis Makridis; e Fruto da Memória (2020), de Christos
Nikou.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |