$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: L ÉCOLE EST - ELLE LE SILENCE DE LA BATUCADA? ETUDE DES RELATIONS ENTRE UNE ÉCOLE PUBLIQUE DU QUARTIER DE OSWALDO CRUZ ET LA CULTURE DU SAMBA
Autor: AUGUSTO CESAR GONCALVES E LIMA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  VERA MARIA FERRAO CANDAU -
Nº do Conteudo: 6713
Catalogação:  26/07/2005 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6713@1
Referência [fr]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6713@3
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6713

Resumo:
Cette thèse de doctorat est une recherche d inspiration ethnographique qui cherche à comprendre comment s établissent les relations entre la culture scolaire/culture de l école et une des cultures sociales de référence des étudiants, dénommée culture du samba. Les discussions sur l`importance du dialogue de l école avec les cultures sociales de référence des étudiants a été le point de départ de la recherche. L hypothèse initiale était que les élèves d une école située dans un quartier ayant une tradition de samba auraient probablement une relation très profonde avec cette culture, ce qui s est avéré problématique. Pour l analyse de cet aspect et pour faire face aux réseaux de signification, coutumes, pratiques, comportements, socialisation, savoirs, sociabilités liées au genre musical samba, le concept de culture du samba a été créé. Le recherche s est basée sur une école publique du réseau municipal de Rio de Janeiro, située dans le quartier de Oswaldo Cruz, quartier ayant une tradition de samba qui remonte au début du 20ème siècle. L étude fait une analyse des conditions socio-économiques du quartier en mettant l accent sur les conditions matérielles et de fonctionnement de l école étudiée. A partir des auteurs choisis, elle discute les concepts de culture scolaire et de culture de l école, en reconnaissant leur entrelacement, en les considérant comme catégories d analyse pour comprendre le curriculum et les pratiques des auteurs, en relation avec les rapprochements, distanciations et entrecroisements avec la culture du samba.

Descrição Arquivo
COVER, THANKS, RESUMO, RÉSUMÉ AND SUMMARY  PDF
CHAPTER 1  PDF
CHAPTER 2  PDF
CHAPTER 3  PDF
CHAPTER 4  PDF
CHAPTER 5  PDF
CHAPTER 6  PDF
REFERENCES AND APPENDICES  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui