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Título: CRIAR MUNDOS RELACIONAIS: CAMILLE STORIES E OUTRAS FABULAÇÕES ESPECULATIVAS
Autor: MARIA CLARA PARENTE DE BARROS GOMES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  HELENA FRANCO MARTINS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 63087
Catalogação:  04/07/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63087@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63087@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63087

Resumo:
A pesquisa investiga o estatuto das fabulações na criação de transformações individuais e coletivas multiespécie no contexto da emergência climática (e suas interseccionalidades), com foco em histórias criadas por mulheres. Investiga-se um conjunto selecionado de criações artísticas que poderiam ser ditas simpoiéticas, nos termos de Donna Haraway, e que se mostram capazes de deslocar lógicas, disposições e sensibilidades arraigadamente em curso no contexto do Antropoceno. A investigação parte de um estudo do conto Estórias de Camille, do livro Ficar com o problema:fazer parentes no Chthuluceno, da própria Haraway, buscando em seguida ocasiões de cotejo e contágio entre essa história (em certo sentido inaugural) e duas outras fabulações: a obra de arte híbrida Proliferações, de Fabíola Fonseca, e o filme Teko Haxy: ser imperfeita, co-dirigido pela cineasta indígena Patrícia Ferreira Pará Yxapy e pela antropóloga não indígena Sophia Pinheiro. Feito à luz do conceito de simpoiese, o exame conjunto das criações analisadas busca somar-se aos esforços contemporâneos de contraposição às narrativas antropocêntricas (falocêntricas, etnocêntricas, especistas), tanto em suas versões utópicas e salvacionistas, quanto em reações distópicas e apocalípticas.

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