XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: FRAMEWORK PARA COORDENAÇÃO E MEDIAÇÃO DE WEB SERVICES MODELADOS COMO LEARNING OBJECTS PARA AMBIENTES DE APRENDIZADO NA WEB Autor: REUBEM ALEXANDRE DALMEIDA GIRARDI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 6131
Catalogação: 18/03/2005 Liberação: 18/03/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6131&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6131&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6131
Resumo:
Título: FRAMEWORK PARA COORDENAÇÃO E MEDIAÇÃO DE WEB SERVICES MODELADOS COMO LEARNING OBJECTS PARA AMBIENTES DE APRENDIZADO NA WEB Autor: REUBEM ALEXANDRE DALMEIDA GIRARDI
Nº do Conteudo: 6131
Catalogação: 18/03/2005 Liberação: 18/03/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6131&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6131&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6131
Resumo:
O crescente interesse em ambientes de aprendizado na Web
incentiva
pesquisas e torna evidente a importância do
desenvolvimento de tecnologias e
padrões que permitam ambientes, instrutores e
participantes a criar, encontrar,
consumir, reusar e compartilhar conteúdos instrucionais,
conhecidos como objetos
de aprendizagem ou learning objects. Padrões para
metadados, objetos de
aprendizagem e arquiteturas para prover suporte a estas
tecnologias em sistema de
ensino na web (learning management systems - LMS) são a
chave para o sucesso
do e-Learning. Neste sentido, o conceito de objetos de
aprendizagem possui
fundamental importância e concentra grande parte das
pesquisas realizadas nesta
área. Em paralelo, a observação de que o aprendizado na
web ocorre através do
auxílio de ferramentas e serviços que fazem parte dos LMS
gera a reflexão sobre a
atual modelagem e entendimento destes serviços. Com isso,
este trabalho defende
a modificação do conceito de learning objects, estendendo
o atual, incorporando
serviços à sua abrangência, sendo estes modelados com base
na tecnologia de
serviços web (web services). No final, é apresentado um
framework para facilitar a
adaptação de Learning Management Systems a este novo
conceito de learning
objects e o estudo de caso no Ambiente AulaNet.