INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: FRAMEWORK PARA COORDENAÇÃO E MEDIAÇÃO DE WEB SERVICES MODELADOS COMO LEARNING OBJECTS PARA AMBIENTES DE APRENDIZADO NA WEB
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): REUBEM ALEXANDRE DALMEIDA GIRARDI

Colaborador(es):  CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA - Orientador
Número do Conteúdo: 6131
Catalogação:  18/03/2005 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6131@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6131@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6131

Resumo:
O crescente interesse em ambientes de aprendizado na Web incentiva pesquisas e torna evidente a importância do desenvolvimento de tecnologias e padrões que permitam ambientes, instrutores e participantes a criar, encontrar, consumir, reusar e compartilhar conteúdos instrucionais, conhecidos como objetos de aprendizagem ou learning objects. Padrões para metadados, objetos de aprendizagem e arquiteturas para prover suporte a estas tecnologias em sistema de ensino na web (learning management systems - LMS) são a chave para o sucesso do e-Learning. Neste sentido, o conceito de objetos de aprendizagem possui fundamental importância e concentra grande parte das pesquisas realizadas nesta área. Em paralelo, a observação de que o aprendizado na web ocorre através do auxílio de ferramentas e serviços que fazem parte dos LMS gera a reflexão sobre a atual modelagem e entendimento destes serviços. Com isso, este trabalho defende a modificação do conceito de learning objects, estendendo o atual, incorporando serviços à sua abrangência, sendo estes modelados com base na tecnologia de serviços web (web services). No final, é apresentado um framework para facilitar a adaptação de Learning Management Systems a este novo conceito de learning objects e o estudo de caso no Ambiente AulaNet.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, GLOSSÁRIO E APÊNDICES  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui