$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: FUGUE IN THREE VOICES: MELODIC ITINERARIES BY PRIMO LEVI, PAUL CELAN AND HELGA WEISS
Autor: LEANDRO DONNER
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 57371
Catalogação:  10/02/2022 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  PAPER
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57371@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57371@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.HURB.57371

Resumo:
Considering the concept of memory writing and based on the voices of three survivors of the Nazi concentration and death camps, this essay formulates its sensitive landscape. Exploring the relationships between literature and music – specially between some aspects of musical fugue (subject, counter-subject, theme, answer, improvisation) and the following texts –, it intends to hear a little bit of Paul Celan (the poem Death Fugue), Primo Levi (excerpt from the book The Truce) and Helga Weiss (the drawing Checking for Lice), in order to unravel the sound tangle created by the interaction between the works in discussion. During the process, some provocations from Levi’s essay “On Obscure Writing” are commented as an attempt to clearly differ the three voices, on one hand, and to own the intrinsic noise of the encounter of the three concentracionary narratives, on the other hand, reporting the foundational – and somehow obscure– polyphony that doesn t threat the melodyc power of each voice.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui