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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: INCLUSÃO E EXCLUSÃO DAS CAMADAS POPULARES NA UNIVERSIDADE: O PAPEL DA LEITURA E DA ESCRITA Autor: ANDREA CRISTINA PAVAO BAYMA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
TANIA DAUSTER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 5665
Catalogação: 27/10/2004 Liberação: 27/10/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5665@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5665@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5665
Resumo:
Título: INCLUSÃO E EXCLUSÃO DAS CAMADAS POPULARES NA UNIVERSIDADE: O PAPEL DA LEITURA E DA ESCRITA Autor: ANDREA CRISTINA PAVAO BAYMA
Nº do Conteudo: 5665
Catalogação: 27/10/2004 Liberação: 27/10/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5665@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5665@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5665
Resumo:
O ponto de partida desta tese é o debate em torno de
políticas de ação afirmativa voltadas para afro-
descendentes e estudantes oriundos de escolas públicas no
Rio de Janeiro. No âmbito deste debate, lanço meu olhar
para o papel da cultura escrita no interior do projeto de
vir a ser universitário entre os setores populares.
Afastando-me da ideologia do déficit, procuro enfrentar a
discussão sobre a desigualdade imposta pelo sistema
educacional no Brasil, no que diz respeito,
especificamente, à relação dos setores populares com a
cultura escrita. Com este objetivo, foram realizadas
entrevistas e observação participante em duas
universidades, sendo uma pública e outra privada. Houve,
também, um processo de imersão em uma comunidade de baixa
renda e, além disso, buscou-se estabelecer uma aproximação
em três espaços de formação engajados nos movimentos de
inclusão e permanência destes setores na universidade: um
pré-vestibular comunitário e dois projetos desenvolvidos
nas duas universidades com o objetivo de minimizar as
dificuldades específicas apresentadas por estes grupos em
relação à leitura e à escrita. Trabalhando com o conceito
da leitura e da escrita como práticas sociais, a pesquisa
aponta para a dimensão formadora da universidade (ao menos
as que foram pesquisadas), menos por eventuais estratégias
pedagógicas, mas, principalmente, por processos de
socialização em uma comunidade de leitores formada por
professores com nível de letramento elevado e um ambiente
favorável. A universidade é apontada como um espaço
propício à apreensão do habitus destas práticas, seus
gestos e objetos que compõem um tipo de sociabilidade
característico e que, por diversas razões, infelizmente,
não se dá de forma satisfatória, ao longo dos ensinos
fundamental e médio.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |