XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A ESCRITA NA AVALIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO EM LARGA ESCALA Autor: JOSIANE TOLEDO FERREIRA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 56148
Catalogação: 24/11/2021 Liberação: 24/11/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56148&idi=1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56148&idi=3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56148
Resumo:
Título: A ESCRITA NA AVALIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO EM LARGA ESCALA Autor: JOSIANE TOLEDO FERREIRA SILVA
Nº do Conteudo: 56148
Catalogação: 24/11/2021 Liberação: 24/11/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56148&idi=1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56148&idi=3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56148
Resumo:
Este trabalho busca contribuir para a compreensão da avaliação da
alfabetização, tomando como objeto de estudo a Avaliação Diagnóstica da
Alfabetização do Espírito Santo – PAEBES-Alfa. Seus objetivos são os
seguintes: (i) analisar o desenvolvimento das habilidades de leitura e,
principalmente, da escrita nos dois anos iniciais do Ensino Fundamental, i; (ii)
observar os fatores que possam explicar a desaceleração/queda da proficiência em
escrita verificada pelo PAEBES-Alfa no 2º ano do Ensino Fundamental. Para a
consecução do primeiro objetivo, nos apoiamos em um modelo cognitivo para a
aprendizagem da escrita utilizado em pesquisas no âmbito da psicologia da
linguagem. O segundo objetivo envolveu a realização de uma análise conceitual e
estrutural dos diferentes instrumentos utilizados na construção e correção dos
testes de alfabetização. A metodologia adotada inclui a análise comparativa dos
resultados da avaliação da leitura e da escrita, a realização de uma nova correção
dos testes e uma análise das curvas de ajuste dos testes à população, além da
análise do ponto de ancoragem de cada uma das categorias de resposta dos itens e
de cada uma das habilidades avaliadas, associando-as aos padrões de desempenho
do PAEBES-Alfa. Por meio desses procedimentos, foi possível caracterizar as
relações que se estabelecem no desenvolvimento das habilidades de leitura e
escrita no período da alfabetização, confirmar a existência de diferentes estilos de
correção e sua não interferência nos resultados gerais da avaliação e observar a
menor dificuldade dos testes de escrita no segundo ano. A partir dessas constatações,
esta tese sugere a introdução de modificações tanto no modo de analisar o ajuste
do teste à população, como na gradação da complexidade das tarefas propostas
para os períodos de escolaridade avaliados e, ainda, ajustes nos formatos de itens
e das chaves de correção, de modo a se obter uma medida cada vez mais precisa
na avaliação da escrita na alfabetização e, consequentemente, uma melhor
interpretação pedagógica desses resultados.