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Coleção Digital
Título: DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE DESSORÇÃO TÉRMICA IN SITU PARA REMEDIAÇÃO DE MATERIAIS CONTAMINADOS POR HIDROCARBONETOS DE PETRÓLEO Autor: PATRICIO JOSE MOREIRA PIRES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JOSE TAVARES ARARUNA JUNIOR - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 5539
Catalogação: 01/10/2004 Liberação: 01/10/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5539@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5539@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5539
Resumo:
Título: DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE DESSORÇÃO TÉRMICA IN SITU PARA REMEDIAÇÃO DE MATERIAIS CONTAMINADOS POR HIDROCARBONETOS DE PETRÓLEO Autor: PATRICIO JOSE MOREIRA PIRES
Nº do Conteudo: 5539
Catalogação: 01/10/2004 Liberação: 01/10/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5539@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5539@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5539
Resumo:
O presente trabalho avaliou a eficácia da dessorção térmica
in situ em remediar materiais contaminados por
hidrocarbonetos de petróleo em refinarias. Paralelamente,
foi projetado e construído um novo sistema modular para ser
empregado sob dutovias para remediação de britas
contaminadas. Os resultados do programa experimental
revelaram ser possível a remediação de pavimentos de
concreto contaminados por óleo combustível. A aplicação de
calor na superfície do pavimento reduziu em até 65 por cento a sua
resistência, porém propiciou a restauração de sua cor
original. Verificou-se que os resíduos do processo, após
análises mineralógicas por difração de raios X e químicas
por espectroscopia de fluorescência, apresentavam uma
composição muito semelhante ao solo empregado como material
de construção dos aterros da refinaria, sugerindo que o
resíduo possa ser advindo de transporte eólico. O sistema
desenvolvido no presente trabalho apresentou um
desempenho satisfatório. Verificou-se a necessidade de
aeração do material remediado para eliminar a produção de
coque. Adicionalmente, observou-se a importância de um bom
isolamento térmico para minimizar o consumo energético e
impedir a propagação de calor e das emissões para a
atmosfera. As emissões geradas pelo aquecimento consistiam
de olefinas e parafinas que podem ser devidamente tratadas
pelo oxidador térmico.