XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THE IMPACT OF THE MUNICIPALIZATION PROCESS ON THE BRAZILIAN BASIC EDUCATION: APPLYING MATCHING WITH DIFERENCES IN DIFERENCES EVALUATION IMPACT TECHNIQUE Autor: RENATA PENNA MONTE RAZO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CRISTIANO AUGUSTO COELHO FERNANDES - ADVISOR
Nº do Conteudo: 5466
Catalogação: 15/09/2004 Liberação: 15/09/2004 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5466&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5466&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5466
Resumo:
Título: THE IMPACT OF THE MUNICIPALIZATION PROCESS ON THE BRAZILIAN BASIC EDUCATION: APPLYING MATCHING WITH DIFERENCES IN DIFERENCES EVALUATION IMPACT TECHNIQUE Autor: RENATA PENNA MONTE RAZO
Nº do Conteudo: 5466
Catalogação: 15/09/2004 Liberação: 15/09/2004 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5466&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5466&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5466
Resumo:
The main aim of this dissertation is to present the most
efficient evaluation
impact methodologies for public policies, applying them to
a data base of the
Brazilian public education sector. We will analyse, in
particular, the consequences
of the municipalization process, which took place in the
90 s, where some
municipality owned schools became stated administered. In
our evaluation
analysis we will be looking at the change of some
indicators of education quality,
constructing a comparison group based on the matching with
difences in
diferences.
The central problem in the evaluation of any social program
is the fact that
individuals participating in the program cannot be
simultaneously observed in the
alternative state of no treatment. The solution to this
problem is the estimation of a
contrafactual effect, in which a response variable is
measured in those participants,
supposing that they had not participated on the program.
The techniques presented
here are able to deal with this problem and will allow us
to make some conclusions
about the public policy of municipalization. It is
important to mention that this
shift on the structure of the Brazilian public education
has never been analysed
before.
Our conclusion was that the process had different impacts
depending on
the region it occurred. On the states of the Northeast
included in the analysis and
on the state of Santa Catarina we couldn t observe any
significant impact on the
quality of education. Nevertheless, on state of Minas
Gerais, the impact was
shown to be negative, reflecting a downgrade on the quality
of basic public
education.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
BIBLIOGRAPHY |