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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: O IMPACTO DA MUNICIPALIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL BRASILEIRO: UMA APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO DE MATCHING POR DIFERENÇAS EM DIFERENÇAS Autor: RENATA PENNA MONTE RAZO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CRISTIANO AUGUSTO COELHO FERNANDES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 5466
Catalogação: 15/09/2004 Liberação: 15/09/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5466&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5466&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5466
Resumo:
Título: O IMPACTO DA MUNICIPALIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL BRASILEIRO: UMA APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO DE MATCHING POR DIFERENÇAS EM DIFERENÇAS Autor: RENATA PENNA MONTE RAZO
Nº do Conteudo: 5466
Catalogação: 15/09/2004 Liberação: 15/09/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5466&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5466&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5466
Resumo:
Esta dissertação tem como objetivo apresentar os
principais
e mais eficazes
métodos de avaliação de impacto de políticas públicas,
aplicando-os a um banco
de dados do setor da educação pública no Brasil, no
período
de 1996 a 2002, a fim
de avaliar os resultados da municipalização ocorrida em
escolas da 1a série à 4a
série do Ensino Fundamental. Iremos analisar as
conseqüências desse processo na
qualidade da educação brasileira, avaliando se as escolas
que trocaram de rede
estadual para municipal, melhoraram ou não seu
desempenho.
Para tanto será
construído um grupo de controle baseado na técnica
de matching com escore de
propensão e diferenças em diferenças.
O problema central na avaliação de qualquer programa
social
é o fato de
que os indivíduos participantes do programa não podem ser
observados
simultaneamente no estado alternativo de não tratamento.
A
solução para este
problema seria a estimação do resultado de uma situação
contrafactual
representando o que aconteceria com os participantes do
programa caso essa
participação não tivesse acontecido. As técnicas aqui
apresentadas são capazes de
lidar com esse problema e assim através delas, poderemos
chegar a algumas
conclusões a respeito da política de municipalização no
Brasil.
Ao final da análise podemos concluir que a política
pública
educacional de
municipalização teve impactos diferentes dependendo da
região onde aconteceu.
Naqueles estados do Nordeste que foram analisados e em
Santa Catarina, a política
não teve impacto algum sobre a qualidade do ensino
público
fundamental. Já nos
estado de Minas Gerais, a municipalização contribuiu para
o
deterioramento da
qualidade do ensino fundamental da 1a série à 4a série.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
CAPÍTULO 6 | |
BIBLIOGRAFIA |