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Título: EU SOU MÃE, NÃO SOU PROFESSORA: MEDIAÇÃO FAMILIAR NO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Autor: ANA LUIZA HONORATO DE SALES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ROSALIA MARIA DUARTE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 52856
Catalogação:  21/05/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52856@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52856@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52856

Resumo:
Este trabalho tem como objeto de estudo as mediações familiares da relação das crianças com as atividades remotas propostas pelas escolas, durante a pandemia da COVID-19. Objetivou-se, através de pesquisa exploratória, identificar as percepções das famílias pesquisadas a respeito dessas atividades, os principais desafios enfrentados, as estratégias de mediação adotadas e possíveis aprendizados vivenciados nesse processo. Foram obtidas 207 respostas a um questionário online e realizadas 41 entrevistas com responsáveis por crianças matriculadas do primeiro ao terceiro ano do Ensino Fundamental, residentes na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Como principais interlocuções teóricas foram utilizados o conceito de mediação, pela perspectiva vygotskiana, estudos sobre o acompanhamento dos deveres de casa pela família e pesquisas recentes sobre acesso a atividades educacionais remotas, oportunizado em grande parte pelas mídias. Foram também considerados dados de pesquisas sobre desigualdades educacionais associadas à oferta de ensino remoto durante a pandemia. Como principais resultados, foi visto que as mediadoras, em sua maioria mães, percebem como as maiores dificuldades assegurar a motivação das crianças para realizar as atividades, ter disponibilidade para acompanhá-las durante sua realização e as limitações pedagógicas enfrentadas na tarefa de explicar a elas os conteúdos curriculares. Enquanto uma forte potencialidade das atividades educacionais remotas, verificouse uma maior proximidade entre as famílias e as crianças, em especial nos assuntos relacionados à escola. As diferentes estratégias adotadas pelas mediadoras, a fim de possibilitar o melhor aproveitamento do ensino remoto pelas crianças, foram consideradas enquanto experiências oportunas para a ampliar a reflexão sobre o papel da escola.

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