$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: FORMS OF THE UNCANNY: CONFIGURATIONS OF THE SIMULACRUM IN TIME
Autor: IRENE DANOWSKI VIVEIROS DE CASTRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  RODRIGO GUIMARAES NUNES - ADVISOR
Nº do Conteudo: 51211
Catalogação:  11/01/2021 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51211@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51211@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51211

Resumo:
This dissertation proposes an analysis of the concept of uncanny (from the German unheimlich; or infamiliar, the negation of familiarity) with a focus on finding its conditions of possibility in certain types of discourses in which this feeling both produces and is produced by a distinct form of time. The infamiliar is said to be a feeling which emerges both in daily life and in contact with certain works of fiction (as Freud notes in his essay of the same name, das Unheimliche), produced by a small distortion or variation of the familiar (that is, of that which is already known). It differs profoundly from the familiar all the while maintaining with the latter a superficial resemblance, that is, a similarity in appearance. This is its main characteristic, namely, being a simulacrum, or false copy, of the familiar. What follows is a deeper analysis of the types of discourse that are structured around simulacra, notably the sophist discourse. The uncanny is also characterized, in fiction, by often accompanying chronological contradictions which suggest a distortion of space and time in such stories. Therefore, we will also see how the type of discourse that operates through simulacra constructs a distinct form of time. Our goal is to blur the limits of the uncanny, showing that it is a product of certain particularities of language that are present in all types of discourses and so that it is neither very foreign to us nor restricted to a specific group of literary genres.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui