XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: O IMPACTO DOS SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO (ERP) NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO Autor: SILVIO GLICERIO MENDONCA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SILVIO HAMACHER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 4388
Catalogação: 14/01/2004 Liberação: 14/01/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4388&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4388&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4388
Resumo:
Título: O IMPACTO DOS SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO (ERP) NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO Autor: SILVIO GLICERIO MENDONCA
Nº do Conteudo: 4388
Catalogação: 14/01/2004 Liberação: 14/01/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4388&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4388&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4388
Resumo:
A presente dissertação é um estudo sobre instituições de
ensino privado e seus processos de negócio. Procurou-se
observar o impacto ocorrido na realidade cultural e
operacional das entidades de ensino, com base na
integração dos processos entre as áreas administrativa,
pessoal e acadêmica. Algumas dessas entidades passaram a
utilizar um Sistema Integrado de Gestão ERP - Enterprise
Resource Planning, esperando obter melhoria nos seus
processos, redução de custos e diferencial competitivo.
Foi
realizada uma revisão bibliográfica sobre: tipologias de
sistemas de informação, aplicações verticais versus
horizontais, definição de ERP, processos de negócio,
fornecedores, mercado, histórico e ERP voltado a
atividades
de ensino. Foram entrevistadas pessoas-chave nas
entidades
utilizando-se de questionários semiestruturados.
As análises e conclusões obtidas pretendem ampliar o
conhecimento na área de gestão de recursos e processos em
instituições de ensino.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
CAPÍTULO 6 | |
BIBLIOGRAFIA E ANEXOS |