XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THE MEDIATIONS IN THE CONSTRUCTION OF MEANINGS THAT CHILDREN PRODUCE IN RELATION TO CARTOONS Autor: ADRIANA HOFFMANN FERNANDES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA LUIZA MAGALHAES BASTOS OSWALD - ADVISOR
Nº do Conteudo: 4371
Catalogação: 13/01/2004 Liberação: 13/01/2004 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4371&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4371&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4371
Resumo:
Título: THE MEDIATIONS IN THE CONSTRUCTION OF MEANINGS THAT CHILDREN PRODUCE IN RELATION TO CARTOONS Autor: ADRIANA HOFFMANN FERNANDES
Nº do Conteudo: 4371
Catalogação: 13/01/2004 Liberação: 13/01/2004 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4371&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4371&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4371
Resumo:
We live in a time when the child s experience is deeply
marked by the frequent contact with the image and, through
it, he or she establishes new relations with the culture
and elaborates new forms to access the information and to
build knowledge. This research had as objective to
investigate the context of the child s relationship with
TV, especially with cartoons. We chose the theoretical-
methodological orientation of the Theory of the Reception
in the line of the Latin-American Cultural Studies, which
has as central idea the concept of culture as a mediation
of the child s production of meanings, facing the child as
active subject and a producer of senses. Coherently with
the defined methodology, in which the Reception arises from
social interaction, the chosen procedures to collect data
was workshops and group interwiews. The research took place
in two schools in the south area of Rio de Janeiro: one
public and another private and held to 9 to 10 years old
children.
The data collected were studied through macromediação e
micromediação concepts (GOMEZ, 2001). We verified that the
two groups of children, having differentiated accesses to
the television products, produced different meanings from
the same product and made different choices from the
cartoons. The meanings were built from the different
mediations that appeared in each group and the dialogue
among the children was a valuable element of production of
meanings on what they saw on TV. Such fact shows the
perspective that moments as that can be useful in a process
of critical formation of the televidência (GOMEZ, 2001) and
schools can make good use of it to educate its students.