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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: AS MEDIAÇÕES NA PRODUÇÃO DE SENTIDO DAS CRIANÇAS SOBRE OS DESENHOS ANIMADOS Autor: ADRIANA HOFFMANN FERNANDES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA LUIZA MAGALHAES BASTOS OSWALD - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 4371
Catalogação: 13/01/2004 Liberação: 13/01/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4371&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4371&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4371
Resumo:
Título: AS MEDIAÇÕES NA PRODUÇÃO DE SENTIDO DAS CRIANÇAS SOBRE OS DESENHOS ANIMADOS Autor: ADRIANA HOFFMANN FERNANDES
Nº do Conteudo: 4371
Catalogação: 13/01/2004 Liberação: 13/01/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4371&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4371&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4371
Resumo:
Vivemos numa época em que a experiência da criança é
profundamente marcada pelo freqüente contato com as
imagens
televisivas que influenciam os modos como ela se
relaciona
com a cultura e elabora novas formas de acessar a
informação e construir conhecimento. Esse foi o contexto
que originou meu interesse por investigar que sentidos a
criança produz sobre a TV, mais especificamente sobre
desenhos animados. O estudo foi fundamentado teórica e
metodologicamente na Teoria da Recepção na linha dos
Estudos Culturais Latino-Americanos, cujo eixo é o
conceito
de cultura entendido enquanto mediação da produção de
sentidos da criança. Em coerência com a orientação
teórico-
metodológica, que percebe a recepção como fruto das
interações sociais, foram eleitos como procedimentos da
coleta de dados oficinas e entrevistas em grupo. Os
sujeitos da pesquisa, crianças na faixa etária dos
nove/dez
anos, foram encarados como receptores ativos, produtores
de
sentido na sua relação com a TV. A investigação foi
realizada em duas escolas da zona sul do Rio de Janeiro -
uma da rede pública e outra da rede particular.
Os dados interpretados a partir dos conceitos de
macromediação e micromediação (Gómez, 2001) levaram à
constatação de que diferentes mediações correspondem a
diferentes preferências e modos de recepção televisiva.
Tal
achado aponta para a necessidade de que a escola reveja
sua
postura em relação a TV, constituindo-se como mediadora
de
processos de formação crítica da televidência.