XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: O DISCURSO SOBRE O ENSINO DE DESIGN LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO ASPECTOS AMBIENTAIS: POR UM DESIGN ECOLÓGICO Autor: FABIANA FERREIRA DE ALCANTARA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ALFREDO JEFFERSON DE OLIVEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 4368
Catalogação: 09/01/2004 Liberação: 09/01/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4368&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4368&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4368
Resumo:
Título: O DISCURSO SOBRE O ENSINO DE DESIGN LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO ASPECTOS AMBIENTAIS: POR UM DESIGN ECOLÓGICO Autor: FABIANA FERREIRA DE ALCANTARA
Nº do Conteudo: 4368
Catalogação: 09/01/2004 Liberação: 09/01/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4368&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4368&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4368
Resumo:
Este trabalho pretende contribuir para o pensar a
atividade
de design, apresentando aspectos importantes e limitações
de uma ênfase ecológica nos cursos. Debates freqüentes em
relação às produções da cultura material têm enfatizado a
necessidade de adequação de parâmetros ambientais para a
projetação de produtos, decorrente de uma nova
perspectiva
que visualiza a exploração acelerada de recursos naturais
como incompatível com o constante desenvolvimento do ser
humano. O aumento desses questionamentos se deve a uma
percepção de destruições em nível global que passam
a ser enfatizadas e disseminadas como questões de
responsabilidade de todas as nações e dependente de um
esforço conjunto para atuação.
Para avaliar a situação das questões ambientais no ensino
de desenho industrial,realizamos uma pesquisa entre as
escolas do Estado do Rio de Janeiro, identificando o
que vem sendo realizado nos cursos e o que coordenadores,
professores e alunos pensam a respeito. Procuramos
examinar
e discutir questões a respeito da influência
do discurso literário sobre o meio-ambiente na atuação
dos
designers; a importância de sua atuação; o papel dos
meios
educacionais; e detectar algumas mudanças
possíveis para uma abordagem de parâmetros ambientais
efetiva.