INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: CARACTERIZAÇÃO DO BAMBU AO LONGO DO COLMO PARA A PRODUÇÃO DE VIGAS DE BAMBU LAMINADO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): JUAN SIMÓN OBANDO ZAPATA

Colaborador(es):  KHOSROW GHAVAMI - Orientador
Número do Conteúdo: 27591
Catalogação:  06/10/2016 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27591@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27591@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27591

Resumo:
As lâminas de bambu foram criadas para padronização da matéria prima de modo a aumentar sua resistência, controlar sua forma e desenvolver elementos estruturais sustentáveis e inovadores. O bambu é um material gradualmente funcional (FGM) devido a sua progressiva distribuição de fibras por toda a espessura de sua parede. Esta pesquisa apresenta os resultados de uma série de investigaçóes experimentais em que o colmo de bambu (Dendrocalamus giganteus) foi dividido em 6 segmentos de análise. Três divisões ao longo do seu comprimento, em sua porção baixa, média e alta, e, em seguida, duas divisões de sua espessura, interior e exterior. Na primeira série, os espécimes de cada segmento foram testados separadamente para estabelecer o seu módulo de elasticidade à tração Et. Seis tipos de vigas de bambu uniaxial-laminados, de 2,5 cm de largura, altura 5 centímetros e 50 cm de comprimento, foram montadas com camadas de cada segmento específico do colmo do bambu, utilizando resina adesiva de mamona. Quatro ensaios de flexão pontual foram realizados em amostras de viga para estabelecer o módulo de elasticidade em flexão, Eb. Os valores experimentais de ambos os grupos de amostra foram comparados com os valores teóricos, aplicando a teoria da mecânica dos sólidos. Os resultados forneceram informações para melhorar o arranjo dos segmentos das vigas de lâminas de bambu sujeitas a cargas de flexão. Baseado nos resultados, também é possível introduzir valores equivalentes para análises das propriedades mecânicas das vigas usando a teoria da mecânica de sólidos.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, ABSTRACT, RESUMO, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui