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Coleção Digital
Título: DIMENSIONAMENTO DA FROTA DE NAVIOS DE DERIVADOS CLAROS PARA CABOTAGEM: PROPOSTA DE MODELO DE OTIMIZAÇÃO Autor: ANDRÉ AUGUSTO SOARES VIEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SILVIO HAMACHER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 27009
Catalogação: 25/07/2016 Liberação: 15/08/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27009&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27009&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27009
Resumo:
Título: DIMENSIONAMENTO DA FROTA DE NAVIOS DE DERIVADOS CLAROS PARA CABOTAGEM: PROPOSTA DE MODELO DE OTIMIZAÇÃO Autor: ANDRÉ AUGUSTO SOARES VIEIRA
Nº do Conteudo: 27009
Catalogação: 25/07/2016 Liberação: 15/08/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27009&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27009&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27009
Resumo:
O custo de transporte marítimo representa o elemento mais importante em
termos de custos logísticos para a PETROBRAS. O atendimento pleno de seu
mercado de derivados de petróleo somente é possível através da manutenção de
uma frota de navios próprios e contratados, que navegam e operam por toda a
costa marítima brasileira, além de buscarem produtos em outros países. Neste
sentido, esta dissertação propõe um modelo de programação linear inteiro
misto cujo objetivo é dimensionar o tamanho da frota e o porte dos navios para o
transporte de derivados claros restritos à navegação de cabotagem. O modelo
proposto baseia-se em um modelo existente na literatura, e seu resultado auxiliou
os programadores a definir quantos navios são realmente necessários para atender
os compromissos assumidos dentro de um horizonte de planejamento pré-estabelecido.
Comparando este resultado com o número de navios já contratados e
disponíveis para programar, pode-se, eventualmente, liberar navios para realizar
viagens de longo curso, evitando assim a contratação de navios em Voyage
Charter Party para este fim, além de reduzir a sobreestadia nos períodos de baixa
movimentação, quando a frota contratada torna-se superdimensionada.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
CAPÍTULO 6 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |