XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: UM TAXI PARA EUCLIDES: UMA GEOMETRIA NÃO EUCLIDIANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Autor: CARLOS AUGUSTO GOMES LOIOLA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CHRISTINE SERTA COSTA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 25026
Catalogação: 11/08/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25026@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25026@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25026
Resumo:
Título: UM TAXI PARA EUCLIDES: UMA GEOMETRIA NÃO EUCLIDIANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Autor: CARLOS AUGUSTO GOMES LOIOLA
Nº do Conteudo: 25026
Catalogação: 11/08/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25026@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25026@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25026
Resumo:
A dissertação em tela foi desenvolvida com o intuito de proporcionar ao
professor de matemática uma introdução ao estudo das Geometrias Não
Euclidianas, um assunto carente em nossas salas de aulas tanto do Ensino Básico
como das Licenciaturas em Matemática. Em consonância com os Parâmetros
Curriculares Nacionais, são historicamente construídos os conhecimentos
matemáticos apresentados para discutir o Quinto Postulado dos Elementos de
Euclides e para apresentar a descoberta de novas geometrias. Para ser apresentada
de forma mais detalhada, foi escolhida uma Geometria Não Euclidiana que pode
ser facilmente entendida e contextualizada por alunos do Ensino Médio: a
Geometria do Táxi. Tal geometria, além de possibilitar ligações com outros
conteúdos do Ensino Básico também é um modelo para a geografia urbana,
oferecendo ao alunado a possibilidade de interação com questões motivadoras,
interdisciplinares e próximas do seu cotidiano. É apresentada uma sugestão de
dinâmica que compara os conceitos das distâncias euclidiana e do táxi além de
discutir a definição de circunferência e sua representação tanto na Geometria
Euclidiana como na Geometria do Táxi. Além disso, alguns resultados da
aplicação da referida dinâmica em turmas do 3o. ano do Ensino Médio do C.E.
Professor Ney Cidade Palmeiro, localizado na cidade de Itaguaí no Rio de Janeiro,
também são relatados. Pretende-se que este trabalho seja mais uma contribuição
para o aprimoramento da formação continuada dos professores das escolas de
ensino básico no país.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |