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Coleção Digital
Título: INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS PARA A CHINA: UM ESTUDO SOBRE OS PRINCIPAIS MODELOS TEÓRICOS Autor: CAMILA VERAS DO VALLES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JORGE FERREIRA DA SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 24498
Catalogação: 28/04/2015 Liberação: 29/04/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24498&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24498&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24498
Resumo:
Título: INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS PARA A CHINA: UM ESTUDO SOBRE OS PRINCIPAIS MODELOS TEÓRICOS Autor: CAMILA VERAS DO VALLES
Nº do Conteudo: 24498
Catalogação: 28/04/2015 Liberação: 29/04/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24498&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24498&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24498
Resumo:
Atualmente, há somente 57 empresas brasileiras localizadas na China, sendo
51 porcento delas do setor de serviços. Apesar de números aparentemente inexpressivos,
o volume de investimentos brasileiros na China aumentou 886 porcento entre 2000 e
2010 (de 15 dólares MM a 148 dólares MM). Acredita-se, então, que a China possa
aumentar a sua importância nos investimentos brasileiros impulsionado pelo fato
de ter se tornado o principal parceiro comercial do Brasil, superando os EUA. Por
isso, faz-se necessário entender as formas de entrada das empresas brasileiras que
já estão presentes no território chinês. O presente estudo tem por objetivo analisar
os principais modelos de internacionalização de empresas brasileiras para a China
e verificar se existe alguma teoria preferencial. O estudo foca em cinco empresas
brasileiras nos setores de alimentos, motores elétricos, papel e celulose e bancário
que se internacionalizaram para a China. A metodologia utilizada é um estudo de
múltiplos casos com base em dados secundários. Verifica-se que, ao comparar as
correntes comportamental e econômica de internacionalização, não há uma que se
destaque, dentre os casos analisados. Além disso, o trabalho constata que as
teorias Paradigma Eclético e Fluxo de Conhecimento são as que melhor explicam
a internacionalização das empresas estudadas mas também mostra que conceitos
das teorias Uppssala (década de 70), Empreendedorismo Internacional,
Internalização e Networks foram determinantes para elucidar partes do processo.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |