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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: O ESTIGMA DOS CONSUMIDORES DE BAIXA RENDA NO ENCONTRO DE SERVIÇOS Autor: GABRIEL ROBERTO DELLACASA LEVRINI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 22375
Catalogação: 11/12/2013 Liberação: 11/12/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22375&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22375&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22375
Resumo:
Título: O ESTIGMA DOS CONSUMIDORES DE BAIXA RENDA NO ENCONTRO DE SERVIÇOS Autor: GABRIEL ROBERTO DELLACASA LEVRINI
Nº do Conteudo: 22375
Catalogação: 11/12/2013 Liberação: 11/12/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22375&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22375&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22375
Resumo:
Na prestação de serviços, há evidência do estigma e de ações discriminantes
que envolvam ações automáticas de preconceito. Diferentes tratamentos aos
consumidores podem produzir e experiências problemáticas, com consequências e
respostas imediatas nos negócios. Objetivamente, este estudo busca focar mais
profundamente o estigma do ponto de vista do consumidor de baixa renda.
Analisa os componentes racionais e emocionais das reações desses consumidores
perante as interpretações da sociedade. Em parte, busca suprir a lacuna existente
na literatura do marketing. A estigmatização de consumidores de baixa renda pode
ter forte influência em suas ações e respostas durante o processo de decisão de
escolha e compra de serviços. Isso implica num significativo impacto no
desempenho dos negócios, ações de anticonsumo contra as marcas. Neste sentido,
o encontro de serviços serve como palco para os atores estigmatizador e
estigmatizado, sendo que o consumidor de baixa renda é o protagonista. O estudo
foi dividido em três fases: a primeira levantou a preocupação destes consumidores
com a estigmatização no encontro de serviços, através de entrevistas
experimentais para alinhamento do roteiro. A segunda fase compreendeu uma
pesquisa de campo, em que foram utilizadas 210 entrevistas. Para tanto, utilizouse
a Técnica do Incidente Crítico. Os dados foram analisados, codificados através
do software OpenLogos. Na terceira fase, realizou-se uma análise do conteúdo
das narrativas dos entrevistados, chegando a mais de 1200 palavras, códigos e
expressões que identificam as emoções, e mostrou-se como ocorre o perfil do
estigma e as reações comportamentais. Os resultados indicaram uma
predominância das emoções primárias (medo, vergonha e ofensa, etc) no
momento imediato a percepção do estigma pelo consumidor de baixa renda.
Posteriormente, inicia-se o processo decorrente (emoções secundárias e terciárias)
e suas estratégias de respostas destes consumidores. Dessa forma, ratifico- se a
influência e importância do estudo do estigma com suas respectivas implicações
as situações de consumo.