XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: FACEWORK VIA E-MAIL: STRATEGIC INTERACTION IN DISTANCE EDUCATION Autor: ELIZABETH VARGES DE SOUZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
EDISON LUIS GASTALDO - ADVISOR
MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 22092
Catalogação: 26/09/2013 Liberação: 26/09/2013 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22092@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22092@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22092
Resumo:
Título: FACEWORK VIA E-MAIL: STRATEGIC INTERACTION IN DISTANCE EDUCATION Autor: ELIZABETH VARGES DE SOUZA
MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 22092
Catalogação: 26/09/2013 Liberação: 26/09/2013 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22092@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22092@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22092
Resumo:
Distance education mediated by computers provides several forms of
interaction. The courses offered in this modality differ both conceptually and
methodologically in what regards its design, implementation and improvement.
However, apparently, these issues are not the Achilles heel of DE, since much has
been studied and debated about the process of learning how to learn, the
development of learner’s autonomy, collaborative work and the teachers’ role in
this new environment. The technology available for studying online kind of
imposed this paradigm shift in teaching and learning at a distance, since it would
not be viable to adapt the traditional model of knowledge transmission to a type of
education that privilege autonomy and collaboration. However, the actual
meaningful change after the introduction of the information and communication
technologies in the educational scenario occurred in the way people interact, since
it was the increasing ease of Internet access, along with the development of
different applications and online learning environments that allowed new and
diverse forms of interaction, expanding the range of communication possibilities.
Therefore, it is based on questionings about how the interactional processes occur
in institutional environments online and how people, in the case of this research,
the students, negotiate meanings and constitute their social positions that a new
perspective to the understanding of computer mediated learning will arise. Thus,
based on Goffman’s concepts of facework and impression management, along
with those of interactional sociolinguistics, as for example, the contextualization
cues and the footing of the interactors, I proceed to the analysis of the content of
the e-mails exchanged between the students and the mediator, taking into account
that such interactions must be understood within the limitations imposed by
technology. Therefore, through two different types of analysis, a formal and a discursive one, this study aimed at contributing to a broader understanding of the
use of the e-mail not only as a way that provides the possibility to attest the
dynamics of the interactions throughout a course but also as a means to
understand how issues related to face emerge and may play a crucial role in
distance teaching and learning.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
REFERENCES |