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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ALGORITMOS PARA OS PROBLEMAS DE ROTEIRIZAÇÃO ESTÁTICA E DINÂMICA DE VEÍCULOS COM JANELAS DE TEMPO Autor: ORIVALDE SOARES DA SILVA JÚNIOR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JOSE EUGENIO LEAL - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 21994
Catalogação: 06/09/2013 Liberação: 12/09/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21994&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21994&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21994
Resumo:
Título: ALGORITMOS PARA OS PROBLEMAS DE ROTEIRIZAÇÃO ESTÁTICA E DINÂMICA DE VEÍCULOS COM JANELAS DE TEMPO Autor: ORIVALDE SOARES DA SILVA JÚNIOR
Nº do Conteudo: 21994
Catalogação: 06/09/2013 Liberação: 12/09/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21994&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21994&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21994
Resumo:
Nesta tese são propostos diversos algoritmos para resolver as versões
estática e dinâmica de roteirização de veículos com janelas de tempo. Estes
problemas têm como objetivo determinar rotas de custo mínimo para uma frota
homogênea, atendendo a demanda de um conjunto de clientes dentro de intervalos
de tempo determinados, chamados de janelas de tempos. Além disto, na versão
dinâmica no problema, novos clientes podem ser atendidos durante a execução
das rotas pelos veículos. Para a versão estática do problema propôs-se um
algoritmo híbrido utilizando otimização por colônias de formigas e o método de
descida em vizinhança variável aleatória. Os resultados computacionais mostram
que o algoritmo foi capaz de encontrar soluções muito boas ou mesmo as
melhores soluções conhecidas de instâncias usadas como benchmarking na
literatura. Para a versão dinâmica do problema foram propostos seis algoritmos,
baseados em métodos de inserção, de otimização por colônia de formigas e das
versões sequencial e aleatória do método de busca em vizinhança variável. Os
resultados computacionais mostram que a maior parte dos algoritmos propostos é
competitiva com os algoritmos propostos na literatura, pois produzem soluções de
boa qualidade e com esforço computacional reduzido.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |