XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: PROPOSTA DE MÉTODO PARA A CRIAÇÃO E VALIDAÇÃO DE TUTORIAIS: APRENDIZAGEM DE SOFTWARE GRÁFICO Autor: WALTER DUTRA DA SILVEIRA NETO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RITA MARIA DE SOUZA COUTO - ORIENTADOR
SILVANA BERNARDES ROSA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 21631
Catalogação: 12/06/2013 Liberação: 12/06/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21631&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21631&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21631
Resumo:
Título: PROPOSTA DE MÉTODO PARA A CRIAÇÃO E VALIDAÇÃO DE TUTORIAIS: APRENDIZAGEM DE SOFTWARE GRÁFICO Autor: WALTER DUTRA DA SILVEIRA NETO
SILVANA BERNARDES ROSA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 21631
Catalogação: 12/06/2013 Liberação: 12/06/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21631&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21631&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21631
Resumo:
A necessidade de auxiliar pessoas que trabalham com o ensino de software
gráficos em instituições educacionais motivou a presente pesquisa, onde se buscou
mostrar a eficiência do uso de tutoriais e a experimentação dos mesmos em
métodos de Educação a Distância Mediada por Computador. O objetivo geral da
presente tese foi desenvolver um modelo de criação e validação de tutoriais para o
ensino de software gráfico. Foram analisadas ferramentas que possibilitam o
enriquecimento desse método, mostrando o quanto ele pode ser eficiente,
podendo-se até dizer atraente para os sujeitos envolvidos em processos de
construção de conhecimentos. Por sua natureza, a pesquisa caracterizou-se como
aplicada, tendo cunho qualitativo. Do ponto de vista de seus objetivos,
configurou-se como uma pesquisa exploratória e quanto aos procedimentos
técnicos, desenvolveu-se como pesquisa bibliográfica e documental. A partir dos
modelos gerais para a criação e validação de tutoriais, foi desenvolvido um
tutorial específico que oferece, entre outros recursos de conteúdo e gráficos, texto,
som, imagem estática, vídeo e arquivos em linguagem de Realidade Virtual. As
principais etapas percorridas para o desenvolvimento da presente tese foram, além
do estudo de bibliografia relacionada ao tema, o desenvolvimento de parâmetros
para identificar a eficácia de um tutorial; a identificação e análise de sistemas que
são desenvolvidos para EDMC, com vistas a utilizá-los como ambiente para a
experimentação deste trabalho; a identificação e análise de software que envolve o
processo de desenvolvimento de tutoriais, neste caso, um software CAD
tridimensional, objeto de estudo para o uso do tutorial numa disciplina do curso de Design; a realização de estudos sobre métodos de avaliação de usabilidade de
tutoriais visando conhecer as várias modalidades e selecionar uma forma
adequada de análise ergonômica e IHC (Interação Humano-Computador), baseada
em pesquisa de opinião dos usuários; a verificação e estudo de definições e
aplicações de hipermídia dentro de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).
A elaboração do tutorial e sua validação junto a estudantes e profissionais
permitiram identificar uma série de requisitos que são necessários para um bom
projeto de tutoriais. A conclusão do trabalho apresenta uma síntese dos dados
levantados no processo de validação do tutorial, além de recomendações para
estudos futuros.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
CAPÍTULO 6 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |