$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: PROPOSTA DE MÉTODO PARA A CRIAÇÃO E VALIDAÇÃO DE TUTORIAIS: APRENDIZAGEM DE SOFTWARE GRÁFICO
Autor: WALTER DUTRA DA SILVEIRA NETO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  RITA MARIA DE SOUZA COUTO - ORIENTADOR
SILVANA BERNARDES ROSA - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 21631
Catalogação:  12/06/2013 Liberação: 12/06/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21631&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21631&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21631

Resumo:
A necessidade de auxiliar pessoas que trabalham com o ensino de software gráficos em instituições educacionais motivou a presente pesquisa, onde se buscou mostrar a eficiência do uso de tutoriais e a experimentação dos mesmos em métodos de Educação a Distância Mediada por Computador. O objetivo geral da presente tese foi desenvolver um modelo de criação e validação de tutoriais para o ensino de software gráfico. Foram analisadas ferramentas que possibilitam o enriquecimento desse método, mostrando o quanto ele pode ser eficiente, podendo-se até dizer atraente para os sujeitos envolvidos em processos de construção de conhecimentos. Por sua natureza, a pesquisa caracterizou-se como aplicada, tendo cunho qualitativo. Do ponto de vista de seus objetivos, configurou-se como uma pesquisa exploratória e quanto aos procedimentos técnicos, desenvolveu-se como pesquisa bibliográfica e documental. A partir dos modelos gerais para a criação e validação de tutoriais, foi desenvolvido um tutorial específico que oferece, entre outros recursos de conteúdo e gráficos, texto, som, imagem estática, vídeo e arquivos em linguagem de Realidade Virtual. As principais etapas percorridas para o desenvolvimento da presente tese foram, além do estudo de bibliografia relacionada ao tema, o desenvolvimento de parâmetros para identificar a eficácia de um tutorial; a identificação e análise de sistemas que são desenvolvidos para EDMC, com vistas a utilizá-los como ambiente para a experimentação deste trabalho; a identificação e análise de software que envolve o processo de desenvolvimento de tutoriais, neste caso, um software CAD tridimensional, objeto de estudo para o uso do tutorial numa disciplina do curso de Design; a realização de estudos sobre métodos de avaliação de usabilidade de tutoriais visando conhecer as várias modalidades e selecionar uma forma adequada de análise ergonômica e IHC (Interação Humano-Computador), baseada em pesquisa de opinião dos usuários; a verificação e estudo de definições e aplicações de hipermídia dentro de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). A elaboração do tutorial e sua validação junto a estudantes e profissionais permitiram identificar uma série de requisitos que são necessários para um bom projeto de tutoriais. A conclusão do trabalho apresenta uma síntese dos dados levantados no processo de validação do tutorial, além de recomendações para estudos futuros.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui