$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: DISCOURSES ABOUT URBAN ART IN RIO DE JANEIRO: THE LEGITIMATION OF GRAFFITI IN THE STREETS AND GALLERIES
Autor: ADRIANA MEDEIROS FERREIRA DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MIGUEL SERPA PEREIRA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 21038
Catalogação:  24/01/2013 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21038@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21038@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21038

Resumo:
This work is a reflection on the rise and consolidation of graffiti in Rio de Janeiro. One of the expressions of hip hop culture, graffiti was born in the United States in the 1970s. At first, it comprised only signatures, which later evolved into elaborate drawings. São Paulo was the first Brazilian town to see the development of this sort of urban writing, around the 1980s and 1990s. The activity of painting walls came later to Rio and only became established in the 2000s. Graffiti in Rio began at the hands of groups from the North Zone, the suburbs and the town of São Gonçalo. Then, however, groups from the South Zone youth – some of them design students – took graffiti to the walls of the city’s noble areas, allowing a conceptual change: what was first considered unlawful became legitimate modern urban art. In truth, Rio was witness to a replication of the 1970s New York experience, when underground young artists such as Keith Haring and Jean- Michel Basquiat started painting Soho buildings and subway walls. Thus graffiti gained status and moved into art galleries. Nowadays, this kind of urban intervention has been accepted by the population of Rio, who used to reject it in the past. Not only that, it has also been completely incorporated by the market. Some of the discourses about this culture that has taken over the streets of Rio – such as from the press, advertising and graffiti artists themselves – have been the base for the reflection and analysis presented in this work.

Descrição Arquivo
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY  PDF
CHAPTER 1  PDF
CHAPTER 2  PDF
CHAPTER 3  PDF
CHAPTER 4  PDF
CHAPTER 5  PDF
CHAPTER 6  PDF
REFERENCES AND ANNEX  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui