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Coleção Digital
Título: DISCURSOS SOBRE A ARTE URBANA NO RIO DE JANEIRO: A LEGITIMAÇÃO DO GRAFITE NAS RUAS E GALERIAS DE ARTE DA CIDADE Autor: ADRIANA MEDEIROS FERREIRA DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MIGUEL PEREIRA IN MEMORIAM (MIGUEL SERPA PEREIRA) - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 21038
Catalogação: 24/01/2013 Liberação: 24/01/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21038@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21038@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21038
Resumo:
Título: DISCURSOS SOBRE A ARTE URBANA NO RIO DE JANEIRO: A LEGITIMAÇÃO DO GRAFITE NAS RUAS E GALERIAS DE ARTE DA CIDADE Autor: ADRIANA MEDEIROS FERREIRA DA SILVA
Nº do Conteudo: 21038
Catalogação: 24/01/2013 Liberação: 24/01/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21038@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21038@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21038
Resumo:
Este trabalho procura refletir sobre o crescimento e a consolidação do
grafite no Rio de Janeiro. Uma das expressões da cultura hip-hop, o grafite surgiu
nos Estados Unidos, na década de 1970. No início eram apenas assinaturas, que
depois evoluíram para desenhos elaborados. São Paulo foi a primeira cidade
brasileira onde este tipo de escrita urbana se desenvolveu nos anos 1980 e 1990.
Mas no Rio, a atividade de pintar muros chegou mais tarde e somente se firmou
nos anos 2000. O grafite começou a ser feito por grupos da Zona Norte, do
subúrbio e do município de São Gonçalo. Porém, quando jovens da Zona Sul –
alguns estudantes de design – levaram o grafite para os muros da área nobre da
cidade houve uma mudança de conceito: o que era considerado marginal passou a
ser visto como uma arte urbana legítima e moderna. O Rio repetiu um pouco a
experiência ocorrida em Nova York, nos anos 1970, quando jovens artistas do
circuito underground passaram a pintar prédios do SoHo e paredes do metrô. Com
isso, o grafite adquiriu status e chegou às galerias de arte. Hoje, este tipo de
intervenção urbana não só é aceita pela população carioca que antes a rejeitava
como foi totalmente incorporada pelo mercado. Alguns discursos sobre a cultura
que tomou conta das ruas do Rio – como os da imprensa, da publicidade e de
grafiteiros – foram a base para a análise e reflexão deste trabalho.