INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: CRIANÇAS DO SERTÃO: A HISTÓRIA DE VIDA DOS JAGUNCINHOS DA GUERRA DE CANUDOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): VANESSA SATTAMINI VARAO MONTEIRO

Colaborador(es):  MARGARIDA DE SOUZA NEVES - Orientador
Número do Conteúdo: 19267
Catalogação:  13/03/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19267@1
Referência [fr]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19267@3
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19267

Resumo:
Este trabalho tem por objeto o estudo do destino das crianças sobreviventes da guerra de Canudos convertidas em butim de guerra, através da história de vida de três meninos sobreviventes do conflito e das vias de inclusão e tutela que foram utilizadas no caso de cada um deles, a escola, o exército e o trabalho como mediações de ordenação republicanas. Também pretende abordar o destino daqueles que permaneceram no sertão, ou a ele regressaram, e não foram objeto de ações ressocializadoras que incidissem sobre suas trajetórias de vida. Essa abordagem foi possível pela utilização de relatos de moradores da região sobreviventes da guerra que, já na velhice, deram depoimentos sobre suas lembranças de infância. Na análise de histórias de vida, o trabalho se estrutura sobre um eixo em que se cruzam memória e história para propor uma reflexão sobre desenraizamentos e tentativas de enquadramento dos que deixaram o sertão, sobre as memórias dos que ficaram para lembrar, e sobre os retalhos das muitas histórias que se perderam no tempo.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui