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Coleção Digital
Título: INÍCIO DA EXPANSÃO INTERNACIONAL DE REDES BRASILEIRAS DE FAST-FOOD: ESTUDO DE CASOS Autor: BENJAMIM CORDEIRO HERDY JÚNIOR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 18776
Catalogação: 07/12/2011 Liberação: 12/07/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18776&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18776&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18776
Resumo:
Título: INÍCIO DA EXPANSÃO INTERNACIONAL DE REDES BRASILEIRAS DE FAST-FOOD: ESTUDO DE CASOS Autor: BENJAMIM CORDEIRO HERDY JÚNIOR
Nº do Conteudo: 18776
Catalogação: 07/12/2011 Liberação: 12/07/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18776&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18776&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18776
Resumo:
As empresas brasileiras ingressaram tardiamente no mercado internacional.
Isto ocorreu tanto no caso de empresas industriais como de serviços. Este trabalho
se ocupa de um segmento específico, o de serviços de alimentação tipo fast-food.
Procurou-se investigar o início da expansão internacional de redes brasileiras de
fast-food, uma vez que aquelas que já se internacionalizaram encontram-se nas
fases iniciais desse processo. O estudo pretendeu identificar casos de sucesso
inicial que pudessem servir como exemplo para as empresas que desejam seguir a
via da internacionalização. Inicialmente, foi realizada uma breve revisão da
literatura sobre processo de internacionalização. Em seguida, estudou-se o
franchising como modo de entrada em mercados externos, já que este é
considerado uma das principais formas pelas quais se dá a internacionalização de
redes de fast-food. Utilizou-se a metodologia de estudo de casos, devido ao
caráter longitudinal da pesquisa e ao pequeno número de empresas
internacionalizadas neste setor. Os dados foram obtidos de fontes secundárias, que
incluíram notícias em jornais e revistas de negócios, artigos publicados em anais
de congressos e internet, além de consultas ao banco de dados do NUPIN –
Núcleo de Pesquisas em Negócios Internacionais da PUC-Rio. A análise incluiu
uma descrição histórica do desenvolvimento das empresas e de seu processo de
internacionalização, focando-se os temas sobre os quais se centrou o estudo e
realizando-se uma comparação entre os casos. As conclusões mostram a adoção
de um processo baseado em oportunidades, intuições dos gerentes e tentativa-eerro.
São extraídas algumas lições que podem servir a outras redes brasileiras que
pretendam se expandir internacionalmente.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |