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Título: QUALIDADE DE ENSINO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE BOM E MAU DESEMPENHO NAS AVALIAÇÕES OFICIAIS: UM ESTUDO COMPARATIVO
Autor: ANDRÉIA MARTINS DE OLIVEIRA SANTO
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 18599
Catalogação:  28/10/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TEXTO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
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Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18599@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18599@2

Resumo:
O texto mostra os resultados de um estudo comparativo entre duas escolas públicas da rede municipal de educação do Município do Rio de Janeiro, uma que apresentou resultados acima da média municipal na nota padronizada da Prova Brasil de 2005 e 2007 de alunos de 9º ano e outra com resultados abaixo dessa média. A análise do material empírico (survey SOCED constituído por questionários aplicados para pais, alunos e professores das duas escolas; registro de campo e entrevistas com membros das direções) nos permitiu identificar as características organizacionais e sociopedagógicas de cada unidade de ensino; delinear os perfis socioeconômico e sociodemográfico dos agentes educativos (professores, pais e alunos); descrever a relação família-escola; identificar as práticas pedagógicas e perceber a relação estabelecida entre o poder público e as escolas. O estudo, que teve como referência teórica a obra de Pierre Bourdieu e manteve diálogo com importantes autores da Sociologia da Educação, concluiu que elementos como gestão e clima escolares, motivação docente, expectativas dos professores em relação ao futuro dos alunos, escolha da escola pelas famílias e condições de funcionamento das escolas podem interferir na produção ou não da qualidade de ensino nas escolas pesquisadas. Além disso, uma análise mais aprofundada revela que o preconceito contra a favela e seus moradores, a pouca atenção do Estado em relação às instituições dentro dos espaços de favela e a negação de direitos básicos do cidadão pelo Estado, criando estigmas e representações, acirrando as desigualdades sociais, devem ser considerados.

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