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Coleção Digital
Título: TANTO EU QUANTO O OUTRO: UM ESTUDO SOBRE O CONSUMO DE JOVENS MULHERES DE CLASSE ALTA DA ZONA SUL DO RIO DE JANEIRO Autor: ANA CAROLINA BARRETO BALTHAZAR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 18379
Catalogação: 29/09/2011 Liberação: 29/09/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18379&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18379&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18379
Resumo:
Título: TANTO EU QUANTO O OUTRO: UM ESTUDO SOBRE O CONSUMO DE JOVENS MULHERES DE CLASSE ALTA DA ZONA SUL DO RIO DE JANEIRO Autor: ANA CAROLINA BARRETO BALTHAZAR
Nº do Conteudo: 18379
Catalogação: 29/09/2011 Liberação: 29/09/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18379&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18379&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18379
Resumo:
O presente estudo tem como objetivo entender a dinâmica de consumo de um
grupo de jovens meninas de classe alta da Zona Sul do Rio de Janeiro. A partir de
uma pesquisa de inspiração etnográfica buscou-se construir a rede de valores do
grupo para assim dar sentido às práticas das informantes. O consumo é aqui
interpretado como forma de comunicação social e analisado a partir de uma
perspectiva informacional. Nesse sentido, observou-se que aquilo que, a partir dos
estudos antropológicos de Roberto DaMatta, se convencionou chamar de dilema
brasileiro também se processa no fenômeno do consumo. Isto é, assim como
deveríamos enxergar na cultura brasileira a convivência de valores relacionais com
uma ideologia moderna e individualista, na dinâmica de consumo do grupo também
vemos duas dimensões: uma coletiva, que busca através do consumo reforçar os laços
afetivos; e outra mais individualizada, onde o fenômeno tem como objetivo a
construção de representações de identidade singulares. Enquanto numa dinâmica são
os valores tradicionais e as redes de afeto que imperam, na outra o indivíduo é
entregue aos seus próprios devaneios sobre o mundo e sobre si mesmo. O consumo
do grupo brasileiro estudado se caracteriza então não por uma ou outra noção, mas
pela mistura, pela relação entre valores modernos e tradicionais.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
CAPÍTULO 6 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXO |